RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

06 dezembro, 2023

O significado de palavras e expressões católicas

Antônio Maria
Edição de 1966 - 223 págs

APRESENTAÇÃO

[...] Não há religião sem dogma, moral e liturgia; o dogma promulga verdades a serem cridas, a moral dita mandamentos que devem ser praticados e a liturgia prescreve regras para o culto a Deus.

A nossa religião, revelada pelo próprio Deus está contida na Bíblia (Antigo e Novo Testamento) e na Tradição.

E é justamente sobre Dogma, Moral, Liturgia e Bíblia que versa nossa modesta obra, ao que parece, primeira e única no gênero, no Brasil, vindo, portanto, preencher uma lacuna na bibliografia religiosa.

Quantas vezes nos assaltam pequenas dúvidas sobre a acepção exata deste ou daquele termo de religião, quantas vezes precisamos de um conceito breve daquela outra palavra ou urge que saibamos o verdadeiro significado de uma expressão, sua origem ou simbolismo?

A isto se propõe — sem pretensão alguma — este Dicionário. Pela bibliografia consultada, será fácil ao consulente aquilatar das canseiras exigidas nas pesquisas para o resultado que ora se dá a lume e que, afinal, se realizou num pequeno lapso de tempo (4 meses). Desde 1959 estava concluído, mas só agora foi possível editá-lo, graças a um grupo de amigos. Evidentemente não constitui obra completa nem perfeita — como nada o é, senão Deus. Tampouco esgota o assunto e multas falhas ser-lhe-ão apontadas — e esperamos a caridade dos leitores em fazê-lo — as quais serão sanadas em futuras edições, se as houver. [...]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html