INTRODUÇÃO
Plano e Propósito
Estes artigos foram escritos com um particular propósito, um método especial e um espírito intencional. Será seu propósito levar aos corações conforto, remédio e esperança; às inteligências, verdade e luz; às vontades, bondade, força e coragem. O método será a aplicação da moral eterna e dos princípios espirituais aos problemas básicos da vida individual e social de hoje. O seu espírito será o da caridade: o amor de Deus e o amor do próximo.
E este prefácio deseja explicar os pressupostos basilares deste livro.
PRIMEIRO — O demasiado ascendente adquirido nos nossos dias pela política é um indício de que o povo não governa, mas é governado. A complexidade da nossa civilização obriga a organizar-nos em grupos cada vez mais amplos; tornamo-nos assim tão atentos ao governo do que existe fora de nós que negligenciamos o governo de nós mesmos. Entretanto, o segredo do aperfeiçoamento social estará sempre no aperfeiçoamento pessoal. Refazei o homem e refareis o mundo. Urge restituir ao homem o respeito por si mesmo e dar-lhe a honra adequada: — livrá-lo-á isto de se curvar, covardemente, perante aqueles que ameaçam escravizá-lo, e dar-lhe-á coragem para defender sozinho, se preciso for, o que é justo, quando o mundo for injusto.
SEGUNDO — Como a sociedade é constituída de homens, também, por sua vez, o homem é constituído pelos seus pensamentos, pelas suas decisões e pelas suas preferências. Nada jamais aconteceu no mundo que não tenha acontecido, primeiro, no espírito de algum homem: — a realidade material do arranha-céus concretiza apenas o sonho do arquiteto. A própria realidade do nosso ser físico é uma consequência dos nossos pensamentos: — os psicólogos reconhecem o fato de que o nosso corpo só se cansa por causa do cansaço do espírito. Inquietação, ansiedade, temor e tédio sentem-se fisicamente: a fadiga mental manifesta-se em nós em fadiga física. A razão fundamental do cansaço da alma é o conflito que existe em todos, entre o ideal e a realização, entre o que devemos ser e o que somos, entre o que desejamos e o que possuímos, entre a nossa capacidade de entender e os mistérios incompreensíveis do universo. Não pode subsistir uma casa dividida contra si mesma; no homem, esta perene tensão só pode ser aceita e tornar-se suportável por uma doação de si mesmo a Deus. Aconteça, depois, o que acontecer, será bem-vindo como uma dádiva de amor; não nos pode sobrevir a decepção, porque não temos qualquer desejo obstinado, egoísta. Só pode salvar-se a sociedade, se for salvo o homem destes conflitos insuportáveis, e o homem só deles poderá libertar-se se for salva a sua alma. Ainda não há muito tempo, depositavam os homens no progresso material a sua esperança de felicidade; agora, passou este aspecto de superficial otimismo; o fardo pesado de inquietação e ansiedade acerca do futuro da raça e do indivíduo, tornou os homens conscientes da sua alma.
TERCEIRO – A nossa felicidade consiste em realizar a finalidade do nosso ser. Todo o homem sabe, pelo seu próprio desejo ardente, mas insatisfeito por elas, que foi dotado de capacidade para três coisas, de que nunca se sente com o bastante. Quer vida — não por poucos minutos, mas para sempre, e sem velhice ou doença que a ameacem. Quer também apoderar-se da verdade — não por eleição forçada entre verdades matemáticas ou geográficas, mas quer toda a verdade. Quer em terceiro lugar amor — não com limite de tempo, nem misturado com a saciedade ou desilusão, mas amor que seja um êxtase permanente.
Estas três coisas não se podem encontrar, em plenitude, nesta vida: sobre a terra, a vida é ensombrada pela morte, a verdade misturada com o erro, o amor associado ao ódio. Compreendem, porém, os homens que não anelariam por estas coisas na sua pureza, se não fosse possível encontrá-las, algum dia. Portanto, sendo dotados de razão, procuram a fonte donde derivam estas misturadas e imperfeitas gotas de vida, de amor e de verdade.
Esta procura assemelha-se a investigar a origem da luz num quarto: ela não pode vir de debaixo duma cadeira, onde a luz está misturada com trevas e sombras. Mas pode vir do sol, onde a luz é pura, sem quaisquer sombras ou trevas que a ofusquem. Indo à procura da origem do amor, da luz, da verdade, como aqui os conhecemos, temos de ultrapassar os limites deste mundo envolto em sombras — para uma Verdade não misturada com a sua sombra, o erro para uma Vida não misturada com a sua sombra, a morte — para um Amor não misturado com a sua sombra, o ódio. Temos de procurar a Pura Vida, a Pura Verdade e o Puro Amor — eis a definição de Deus. A Sua Vida é bastante pessoal para ser Pai; a Sua Verdade, bastante pessoal e compreensível para ser Filho; o Seu Amor é tão profundo e espiritual que é Espírito.
Quando bastantes homens tiverem encontrado este caminho da felicidade, encontrar-se-ão também uns aos outros na fraternidade. Aparecerá depois a Paz social.
FULTON J. SHEEN
~*~
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!