21 abril, 2025

Meditações até a Solenidade de Pentecostes

Pe. Maurício Meschler, S. J.
Edição de 1945 - 398 págs


[...] É ao Espírito Santo que consagramos estas páginas. Querem ensinar a melhor conhecê-Lo e a melhor amá-Lo. [...] Podemos sentir o suave e doce impulso, ver as maravilhas que opera, mas ninguém sabe de onde veio e para onde vai [...] e mesmo quando está agindo sobre nós, sua ação encerra-se no segredo e no silêncio da alma. [...]

17 abril, 2025

Quinta-Feira Santa ➜ A Última Ceia do Senhor

Pe. James Luke Meagher, D.D.
Transcrição da 2a. edição de 1908 - 442 págs



Como
Cristo rezou a Primeira Missa
ou
A Última Ceia do Senhor
Os ritos e cerimônias 
O Ritual e Liturgia
As Formas do Culto Divino
que Cristo observou quando transformou a
Páscoa Judaica na Missa
As Origens da Missa e suas Cerimônias prefiguradas
no Culto Patriarcal, no Antigo Testamento,
na Religião Hebraica, no Tabernáculo de Moisés
e no Templo contemporâneo de Cristo

  Este livro, escrito por um padre americano no início de 1900, mostra as tradições católicas - especialmente as litúrgicas - e resume todo o culto do Antigo Testamento desde o tempo de Adão até a época de Cristo. Mostra até mesmo detalhes minuciosos da Missa atual como foram usados ​​por Cristo na Primeira Missa, e como eles chegaram ao nossos dias com o mesmo significado simbólico que eles originalmente tinham.

11 abril, 2025

O problema sexual dos adolescentes

 
Pe. Casemiro Campos, S.D.N.
Edição de 1958 - 168 págs


PREFÁCIO

  Do absoluto silêncio que guardavam os antigos passaram muitos para uma demasiada e importuna insistência sobre o problema sexual dos adolescentes. Não aprovamos o silêncio nem justificamos a demasia. Erram os que pensam que é calando as di­ficuldades que se conseguem os bons costumes de outrora, como erram os que ensinam que bastam os conhecimentos para a conservação da castidade. Im­porta falar ao educando, no momento oportuno, pa­ra os devidos fins, e apenas o suficiente. 

05 abril, 2025

O dever de bem formar a alma dos filhos ➜ Catequese

(Notas íntimas do diário de uma mãe brasileira)
Edição de 1937 - 128 págs


"[...] Quis Deus que o manuscrito caísse nas mãos do meu diretor espiritual, o qual insistiu para que eu o publicasse, dizendo poder resultar daí alguma glória a Deus e bem das almas. O que aí vai é a pura verdade, com exceção dos nomes das crianças, que se trocaram de propósito, para que os seus nomes verdadeiros só fiquem escritos no Livro da Vida."
São Paulo — Maio de 1937.
A Mamãe...
~*~

   A alma da criança é como uma cera branca nas mãos de seus pais, em especial de sua mãe... No seu coraçãozinho estão os germens de todas as virtudes, como de todos os vícios, tanto estes últimos, como aquelas, mais ou menos pronunciados, segundo as tendências naturais de cada criança. Mal abre ela os olhinhos para a vida, mal ensaia os primeiros passos, já começam as suas incli­nações se pronunciarem... Egoísmo, cólera, gula, orgulho, curiosidade, falsidade, covardia, impureza... a par de generosidade, meiguice, humildade, simplicidade,  retidão, franqueza, inocência... e aí, então, é que a mãe intervém, ajudando destruir uns, incentivando outras, procurando amoldar esta cerazinha branda, que é o coração da criança, nos moldes das virtudes cristãs.

04 abril, 2025

Mais um obra da Coleção Sei e Creio (Reformatada)

 
    Regis Jolivet
Edição de 1960 - 127 págs


ÍNDICE

Introdução — Os planos do saber

PRIMEIRA PARTE
A Experiência Metafísica

Capítulo I — O fato metafísico
I. Definições
II. "A necessidade metafísica"
 III. O "instinto racional" e o fenômeno religioso
IV. A metafísica natural

Capítulo II — Sentido e alcance do fenômeno metafísico
I. A questão do ser

16 março, 2025

Coleção Sei e Creio No. 109 ➜ O Augusto dos Sacrifícios

 
François Amiot
Edição de 1958 - 132 págs


A coleção "SEI E CREIO" apresenta-se como a mais completa e mais simples entre todas as enciclopédias destinadas ao público cristão. Em cento e cinquenta volumes, tudo quanto se pode desejar conhecer sobre o plano da fé católica, acha-se exposto com firmeza, e de uma maneira aces­sível a todos. A relação dos assuntos nela tratados (tal qual figura nas últimas páginas da presente obra) mostram bem a amplitude deste empreendimento, ao qual nada se encontra de equivalente. Cada assunto é apresentado por um dos me­lhores especialistas; escolhido tanto pela qualidade de expo­sição, como pela solidez de conhecimento de sua ciência.



ÍNDICE

10 março, 2025

O constitui a modéstia e a decência no vestir?

Robert T. Hart
Edição de 2004 - 44 págs


A Necessidade desse Livreto

   É amplamente conhecido que o Papa Pio XII frequentemente falava: “O maior pecado da geração moderna é a perda do sentido do pecado.” Porém é menos reconhecido o que ele uma vez afirmou: “Muitas mulheres… cedem à tirania das modas, mesmo elas sendo imodestas, de tal forma, que nem parecem suspeitar que estas são impróprias. Elas perderam o conceito de perigo: elas perderam o instinto da modéstia.” Essas palavras, ditas há mais de 50 anos, soam ainda mais verdade hoje, do que nunca (e não apenas para as mulheres), pois na sociedade pós-Cristã atual, onde as roupas indecentes e impróprias se tornaram normais, mesmo entre os Católicos de boa vontade e devotos há muita ignorância sobre o que se entende por modéstia Cristã adequada.

10 de Março - Início da Novena em honra a São José


"O homem a quem Deus chamou de pai"


De São José diz Santa Teresa, no livro da sua vida: “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome este glorioso Santo por mestre, e não errará no caminho.”

Resultado de imagem para san jose patrono de la buena muerte

Testemunho sobre São José
Da "Vida de Santa Teresa", VI, 5-8

 "Quando vi o estado a que me tinham reduzido os médicos da terra e estando tão enferma em tão jovem idade, decidi recorrer aos médicos do céu e pedir-lhes a saúde, porque, muito embora suportasse a doença com tanta alegria, desejava também ser curada. Pensava que, se com saúde acabasse condenada, melhor seria ficar assim, mas também imaginava, com a saúde, ser capaz de melhor servir ao Senhor. Eis o nosso erro: não querer abandonar-nos em tudo às mãos de Deus, que sabe melhor do que nós o que nos convém. Comecei a encomendar missas e a fazer orações aprovadas (…)

04 março, 2025

O Divino Mártir do Gólgota - Agora Completo

 

Pe. Alexandrino Monteiro, S. J.

Edição de 1953 - 143 págs



À GUISA DO PRÓLOGO

Num campo de concentração levanta-se uma igreja ortodoxa, improvisada numa tenda de campanha. No fundo vê-se um altar para o santo sacrifício. Os santos ícones são debuxados a carvão e a giz de cor, com um aspecto e traços característicos.
Em meio da igreja alteia-se um grande Crucifixo do tamanho dum homem, de nova e esquisita escultura.

Relógio da Paixão de NSJC


Serva de Deus Luísa Piccarreta
“A Pequena Filha da Divina Vontade”
Edição de (?) - 141 págs


Breve História do “Relógio da Paixão”

   No ano de 1882, Luísa com a idade de 17 anos, para se preparar para o Natal, fez uma Novena durante a qual meditava sobre os excessos do amor de Jesus por nós. No final, teve uma visão inesperada do Menino Jesus, que a convidou a crescer sempre mais na vida da sua Graça e do seu Amor. Para tal fim, disse-lhe para continuar a fazer outras 24 meditações sobre a sua Paixão e Morte, distribuindo-as pelas vinte e quatro horas do dia.

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html



RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS