
A imagem abaixo (a segunda é um detalhe da primeira) é do pintor holandês Pieter Bruegel, O Velho.
A obra chama-se “A luta entre o Carnaval e a Quaresma” e mostra no detalhe dois personagens que personificam os dois períodos do ano: o gordo, da esquerda, sentado em um barril, representa o excesso do carnaval, com vinho e carne. O sujeito magro, da direita, representa a frugalidade da quaresma, com peixe, biscoito e pão. É uma meditação visual.

Detalhe
Quaresma
Tempo Sagrado
Conversão
Oportunidade de mudar não só comportamentos externos, mas de uma transformação interior do coração e da vida; livrar a alma da desordem
A penitência interior do cristão pode exprimir-se de múltiplas e variadas maneiras. A Escritura e os Padres insistem sobretudo em três formas: o jejum, a oração e a esmola [cf. Tb 12,8; Mt 6,1-18], que exprimem a conversão em relação a si mesmo, a Deus e ao próximo. Ao lado da purificação radical operada pelo Baptismo ou pelo martírio, enumeram como meios de obter o perdão dos pecados: o esforço de reconciliação com o próximo, as lágrimas de penitência, a preocupação pela salvação do próximo, a súplica dos santos e a prática da caridade «que cobre uma multidão de pecados» [1 Pd 4,8; cf. Tg 5,20].
Na Quaresma estes três elos são inseparáveis, trazendo consigo grande crescimento espiritual.
Oração
Intensifica o diálogo com Deus, fortalece a fé e abre o coração para a graça Divina.
Esmola
Dar esmola vale mais do que juntar tesouros de ouro, porque a esmola livra da morte (eterna), apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna (Tb, 12, 8-9)
Jejum
Mortificação voluntária de amor que ajuda a purificar o coração, fortalecer a vontade e abrir espaço para Deus reconhecendo nossa dependência Dele desapegando dos prazeres imediatos.

O que ler durante a Quaresma
além das Sagradas Escrituras?
Escolha sua leitura!
Uma Abençoada, Proveitosa e Santa Quaresma!





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!