RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

23 julho, 2012

Sacramentarium - Sacramentaire dit de Drogon

Drogo, Bispo de Metz
Livro por volta dos anos 

Fonte
    O sacramentário era um livro litúrgico utilizado nas orações durante a Alta Idade Média, contendo as orações, prefácios e cânones da Santa Missa. Drogo (801-55), bispo de Metz, filho de Carlos Magno e renomado patrono em sua época, tinha uma magnífica cópia do sacramentário feito em Metz, por volta de 845-855. O manuscrito, escrito em pergaminho, é uma obra de vários artistas empregados pela corte imperial. Foi composto em uma escrita latina clara e inclui alguns dos mais belos florões já produzidos em Metz. A iluminura é feita de capitulares ilustradas, arcaturas decorativas e letras douradas, e distingue-se tanto pela sutileza e dinamismo das características e pela delicadeza de suas cores verde-esmeralda, azul-celeste, violeta e roxo quanto pelo gosto pronunciado por plantas ornamentais. A iconografia da iluminação é centrada na vida de Cristo e corresponde às placas de marfim da encadernação. Executadas na mesma época e pela mesma oficina do manuscrito, tanto a placa da frente quanto a placa do verso estão divididas em nove plaquetas esculpidas em relevo. As plaquetas ilustram os principais sacramentos (placa superior) e as cenas da liturgia da igreja (placa inferior). O sacramentário teria sido usado na catedral carolíngia de Metz e constitui um precioso registro das práticas e dos apetrechos litúrgicos utilizados na época. No século XVI, as placas foram colocadas de volta no manuscrito sobre veludo verde e as bordas cobertas com um revestimento de prata adornado com folhas de acanto.

     O liber sacramentorum inclui quatro seções: O cânone da missa, os principais feriados (temporal e santoral), o ordinário dos santos e as missas votivas, e as listas dos bispos de Metz. As missas seguem o modelo: oratio, secreta, praefatio ad complendum (após a comunhão). Em geral, o texto segue a versão gregoriana, mas inclui alguns acréscimos galicanos e ambrosianos.

4 comentários:

Gabriel Yudenich disse...

Como eu faço o download do sacramentário?

CrisTan disse...

Salve Maria, Erick!

Clique na seta que aparece à esquerda da tela no site onde o livro está armazenado e salve em seu computador

Saudações

Mizael Heleno Martins disse...

Não consigo baixar o livro.

Alexandria Católica disse...

Bom Dia, Sr. Mizael!

Qual o problema encontrado, pois o link está ativo e funcionando normalmente...

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo é o caminho, obras aqui não faltam para isso. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html