6 de setembro de 2013

A Catequese pelo desenho fácil no quadro negro

Um pouco de Catecismo
pelo desenho fácil no quadro negro
Abbé Quinet
Livro de 1964 - 155 págs


O livro que hoje apresentamos é o fruto de uma série de cursos práticos de pedagogia catequética dados aos nossos mestres e mestras das escolas livres da diocese de Paris.
Permitirá aos catequistas dos pequeninos darem uma aula animada que prenderá sempre a atenção.
Estes pequenos, que não sabem ler, reclamam imagens, quadros; mas acontece muitas vezes que a gravura contém pormenores que transviam a imaginação.
Porque, então, ao falar, não fazemos nós mesmos os desenhos?
Não nos detenhamos com objeções que nos vêm aos lábios: desenhar é difícil. Com o modelo todos podem facilmente traçar a imagem e, graças à palavra, às explicações, o desenho de uma simplicidade deliberada e procurada tomar-se-á revelador; a imaginação da criança o completará, o animará.
Por outro lado, a imagem que traçamos terá alguma coisa de vivo, surgirá, formar-se-á aos traços do giz, no quadro negro.
Em algumas das nossas escolas, pudemos verificar os felizes resultados deste método: uma colaboração sempre afeiçoada, sempre ativa, sempre mantida.
Não duvidamos de que este método, empregado já em parte em alguns países estrangeiros e que se aparenta com os métodos de ensino profano dos pequeninos do jardim da infância, seja bem acolhido pelos catequistas.


__________
OBS.: Agradeço o nosso leitor Felipe por mais esta generosidade de colaborar com o blog. Que Nossa Senhora o favoreça muito e sempre!

Um comentário:

Monte Cristo e Promorar disse...

Perguntarei a minha sobrinha como fazer para conseguir downlound sem causar problemas no meu notebook

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo