RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

06 setembro, 2013

A Catequese pelo desenho fácil no quadro negro

Um pouco de Catecismo
pelo desenho fácil no quadro negro
Abbé Quinet
Livro de 1964 - 155 págs


O livro que hoje apresentamos é o fruto de uma série de cursos práticos de pedagogia catequética dados aos nossos mestres e mestras das escolas livres da diocese de Paris.
Permitirá aos catequistas dos pequeninos darem uma aula animada que prenderá sempre a atenção.
Estes pequenos, que não sabem ler, reclamam imagens, quadros; mas acontece muitas vezes que a gravura contém pormenores que transviam a imaginação.
Porque, então, ao falar, não fazemos nós mesmos os desenhos?
Não nos detenhamos com objeções que nos vêm aos lábios: desenhar é difícil. Com o modelo todos podem facilmente traçar a imagem e, graças à palavra, às explicações, o desenho de uma simplicidade deliberada e procurada tomar-se-á revelador; a imaginação da criança o completará, o animará.
Por outro lado, a imagem que traçamos terá alguma coisa de vivo, surgirá, formar-se-á aos traços do giz, no quadro negro.
Em algumas das nossas escolas, pudemos verificar os felizes resultados deste método: uma colaboração sempre afeiçoada, sempre ativa, sempre mantida.
Não duvidamos de que este método, empregado já em parte em alguns países estrangeiros e que se aparenta com os métodos de ensino profano dos pequeninos do jardim da infância, seja bem acolhido pelos catequistas.


__________
OBS.: Agradeço o nosso leitor Felipe por mais esta generosidade de colaborar com o blog. Que Nossa Senhora o favoreça muito e sempre!

2 comentários:

Monte Cristo e Promorar disse...

Perguntarei a minha sobrinha como fazer para conseguir downlound sem causar problemas no meu notebook

João e Cássia disse...

Excelente obra! Me ajudará muito na catequeses de meus filhos, obrigada!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html