RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

22 julho, 2014

Para Cada Dia do Ano

Sacerdote Ferdinando Maccono - Salesiano
Edição 2014 - 164 págs


Todos os pensamentos foram selecionados pelo Sacerdote Ferdinando Maccono, salesiano, extraídos da Biografia e das Cartas de Madre Mazzarello.

Prefácio - Primeira Edição
Este gracioso livrinho nas mãos das FMA lembra-lhes para cada dia do ano um pensamento, uma máxima, um exemplo de sua Primeira Superiora Geral.
Muitas a conheceram e queriam ainda ouvi-la; muitíssimas nunca a viram, mas também estas, como as primeiras, têm este mesmo desejo.
 Ela lhes diz: Eis-me aqui – DEFUNCTA ADHUC LOQUITUR - (morta ainda fala – Heb. 11,4). A falecida ainda lhes fala por meu intermédio.
 Mas ao mesmo tempo lhes diz que rezem por quem o compilou, a fim de que, também ele possa valer-se dos conselhos e exemplos dados por Ela, e que, enquanto procura fazer o bem aos outros, não perca a si mesmo.
Nizza Monferrato, 
14 de maio de 1913
Sacerdote Ferdinando Maccono

Prefácio - Segunda Edição
1 – A primeira edição não foi comercializada. Muitas pessoas leigas e muitas de outros Institutos Religiosos, ao conhecerem o livrinho, foram solícitas em pedi-lo. Agora, já faz vários anos que se esgotou.
2 – Esta nova edição foi melhorada substituindo muitas máximas por outras mais importantes, demonstrando melhor o espírito da Mazzarello.
3 – Esta edição foi preparada para a solene e muito favorável ocasião da Beatificação; aliás, há bastante tempo, tudo já estava pronto para que fosse editada, contemporaneamente, em cinco idiomas, como havia sido combinado, e asseguro que não foi por falta de boa vontade de minha parte que nada se fez.
4 – Muitas irmãs me disseram que a leitura das MÁXIMAS lhes foi de grande proveito à vida espiritual; várias Diretoras escreveram-me ou me falaram pessoalmente que o livrinho as ajudava muito bem no preparo das BOAS NOITES; alguns capelães de Religiosas disseram-me que várias máximas lhes haviam inspirado o motivo e algumas vezes também o núcleo das conferências religiosas; um deles me disse que as MÁXIMAS lhe deram material para a pregação do mês de maio inteiro, para a Comunidade...
Agora agradeço a Deus por tudo, espero que também a presente edição possa beneficiar as pessoas que desejarem lê-la e utilizar-se dela para a própria santificação e a santificação dos outros.
Torre Bairo
Noviciado São José,
14 de maio de 1942
Sacerdote Ferdinando Maccono

Prefácio - Terceira Edição
Colocamos em suas mãos este livrinho das Máximas de Santa Maria Domingas Mazzarello, editado finalmente em língua portuguesa, com devidas atualizações nas páginas introdutórias:
Prefácio da Terceira Edição, foto, substituição do termo “Bem-aventurada Maria Mazzarello” por “Santa Maria Mazzarello” graças à sua Canonização, ocorrida em 1951. Os pensamentos de Madre Mazzarello, permaneceram inalterados.
Em língua italiana ele já existe desde 1913, como Manuscrito (Cfr. Prefácio da 1ª. edição) e, desde 1942, como impresso (Cfr. Prefácio da 2ª. edição).
Embora com júbilo pela realização desta nova “impressão”, ainda nos sentimos devedoras ao Pe. Ferdinando Maccono, que formalmente expressou seu desejo de ver este precioso conteúdo divulgado e traduzido em vários idiomas. Esperemos que em breve isto se concretize. O Pe. Maccono dedicou inúmeros anos à pesquisa e estudos sobre a vida de nossa Fundadora, resultando daí uma volumosa e preciosa documentação, indispensável para o conhecimento da santidade de Madre Mazzarello. Pela sua admiração efetiva por nossa Santa, da qual cuidadosamente recolheu as pérolas de sabedoria e espiritualidade, nossa eterna gratidão.
Você, querido leitor/a descobrirá, ao longo da leitura dos escritos de Madre Mazzarello, a luz, o caminho, o itinerário que poderão conduzi-lo/a à perfeição de uma vida autenticamente cristã.
Unindo-nos às orações e à generosidade de todos aqueles que, na grande Família Salesiana seguem Jesus Cristo e o anunciam aos irmãos, em particular aos jovens, empreendamos juntos, este caminho que nos levará a Deus, sob o olhar de Madre Mazzarello e de nossa querida Mãe Auxiliadora.
Preparação do Bi-Centenário
do nascimento de Dom Bosco
São, Paulo, 8 de dezembro 2013
Ir.Vilma S. Bertini - Inspetora BSP


Traços biográficos

  Maria Domingas Mazzarello nasceu no dia 09 de maio de 1837, em Mornese, Itália. De sua família herdou sólida piedade, laboriosidade incansável, um grande senso prático e profundidade de discernimento, que manifestará mais tarde como Superiora. Aos 15 anos inscreveu-se na Associação das Filhas de Maria Imaculada, e dedicou-se ao apostolado entre as meninas do lugar. Aos 23 anos contraiu uma doença grave, o tifo, que teve nela uma profunda ressonância espiritual. Provou a experiência da fragilidade física, que, se por um lado tornou mais profundo o seu abandono nas mãos de Deus, por outro levou-a a abrir uma sala de costura para ensinar às jovens o trabalho, a oração e o amor de Deus. 

  Graças à intensa participação nos Sacramentos e a uma sábia e iluminada orientação do experiente Padre Domingos Pestarino, Pároco da igreja que frequentava, fez grandes progressos, na vida espiritual. Em 1872, Dom Bosco escolheu-a para dar início ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, também chamadas Salesianas de Dom Bosco. Como Superiora, demonstrou ser hábil formadora e grande mestra de vida espiritual. Tinha o carisma da alegria serena e reconfortante que contagiava o ambiente, envolvendo outras jovens, no empenho de dedicar-se à educação da mulher. Deixou às suas filhas uma tradição educativa toda impregnada dos valores evangélicos, da busca de Deus, conhecido por meio de uma catequese iluminada, cultivando a responsabilidade no trabalho, a sinceridade, a humildade, a austeridade de vida e a alegre doação de si mesma. Morreu em Nizza Monferrato, pequena cidade da Itália, no dia 14 de maio de 1881. Pio XI declarou-a bem-aventurada em 1938 e Pio XII a canonizou em 24 de junho de 1951.

ÍNDICE

Apresentação

Prefácio - Primeira Edição

Prefácio - Segunda Edição

Prefácio - Terceira Edição

Pensamentos de Santa Maria Domingas Mazzarello para cada dia do ano

Janeiro

 Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Oração a Santa Maria Domingas Mazzarello

Novena de Santa Maria Domingas Mazzarello

Traços biográficos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html