27 de outubro de 2014

Meditações para o Retiro do Mês - Pe. Baeteman

Pe. José Baeteman C.M.
Missionário Apostólico
Livro de 1951 - 198 págs



PRELÚDIO
RETIRO DO MÊS
1. O que ele é
a) É uma parada na estrada da vida... na estrada da morte... na estrada da Eternidade...
b) É o balanço mensal, do ativo e passivo... bem e mal... avanço ou recuo... lucro ou perda...
c) É a pincelada destinada a perfazer em nós a sonhada imagem de Cristo, a quem devemos seguir, imitar, copiar, reproduzir, viver, “até que verdadeiramente Ele esteja formado em nós”. Ora, um quadro nunca está acabado. Exige freqüentes retoques. O modelo deve ser estudado a fundo se se quiser reproduzi-lo bem.
d) É o banho de fervor de que temos necessidade para purificar a nossa alma, reaquecer os nossos sentimentos, reanimar a nossa vontade, retomar coragem e recomeçar a luta.
[...] cada ano podemos fazer um retiro geral. Porém uma só parada bastará ao viajor que atravessa um deserto? Um só penso bastará para curar graves feridas? Algumas horas de sono bastarão para nos refazermos de longas fadigas? Uma refeição tomada de longe em longe poderá reparar as forças esgotadas? Assim também, um retiro por ano, por mais bem feito que seja, não poderá manter em fôlego a alma em caminho para a Eternidade. Vivemos uma época trepidante, em que todas as molas humanas parecem tendidas para a satisfação imediata da pura animalidade. Vemos à volta de nós os indivíduos rolarem, febris, num rio de ocupações materiais, ou debater-se, desenfreados, no meio do braseiro das paixões. Nós, saibamos reagir, crispar-nos frente ao dever, subir a corrente, fitar o céu e pensar na salvação de nossa alma. O grande general Lyautey dizia: “Sou um animal de ação; por isto, muitas vezes no dia ponho a cabeça nas mãos para refletir”.
Este gesto... saibamos fazê-lo ao menos uma vez por mês. É um penhor de predestinação.

2 comentários:

Eremitério Louvor de Glória disse...

Essa livro não abre nem no celular e nem no computador. ..

A_Católica disse...

Salve Maria!

O link está ativo e funcionando normalmente, por favor, verifique seu browser e anti-vírus, pois algum deles deve estar bloqueando seuo acesso,

Saudações!

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo