19 de abril de 2015

Lírios Eucarísticos - Histórias Edificantes em 2 Volumes

Lírios Eucarísticos
Dom Joaquim G. de Luna, O.S.B.
Livros de 1934 e 1939



Volume 1
Primeira Série
Livro de 1934 - 217 págs
[...] Não é história inventada ou produto da imaginação o que está narrado aqui. São fatos reais dignos de serem imitados[...]


Volume 2
Segunda Série
Livro de 1939 - 211 págs
[...] Lede com atenção estas páginas e lede-as muitas vezes. Nelas encontrareis exemplos de virtudes a imitar[...] Jesus vos ama muito. Ele quer possuir os vossos corações, quer santificar as vossas almas[...]

~ * ~

ÀS MÃES DE FAMÍLIA
Mães Cristãs!

É o presente livro a continuação do primeiro que, com o título de LÍRIOS EUCARÍSTICOS, presenteei aos vossos filhinhos. É um feixe de dados biográficos de meninos piedosos, dos nossos tempos, que foram chamados por Deus ao desabrochar da vida. Como botão, foram colhidos pelo divino jardineiro para ornarem o trono do Senhor.
O que distinguia esses meninos, era um grande e terno amor a Jesus-Hóstia, ao Deus Escondido em nossos altares, onde dia e noite convida a todos a se aproximarem Dele, sobretudo os que sofrem: Vinde a mim todos vós que sofreis e eu vos aliviarei (Mat. 11-28).
Mães cristãs! Jesus tem fome e sede dos corações dos vossos filhinhos. Sim, Ele tem fome e sede desses corações puros e inocentes, afim de preservá-los do mal, afim de formá-los na virtude e santidade. É pois Jesus o grande amigo dos meninos, o grande amigo das crianças: Deixai que venham o mim os pequeninos (Mc. 10-14). Jesus quer tomar posse dos corações dos vossos filhinhos para que eles sejam bons e virtuosos, para que sejam a vossa consolação.
Mas, para que os vossos filhos sejam dóceis e obedientes, bons e virtuosos, para que sejam mais tarde modelos na sociedade, é necessário que eles cresçam num ambiente de piedade. É preciso que conservem o pureza do coração; que amem a Deus e desenvolvam os virtudes, desde o despertar da inteligência.
Quantas mães não têm derramado lágrimas copiosas, lágrimas grossas e amargas por não terem encaminhado os filhos, desde pequenos, no amor de Deus, na prática das virtudes, no combate aos seus defeitos! Não é fazendo em tudo a vontade dos filhinhos que as mães formam os corações desses entes queridos, que preparam filhos obedientes e carinhosos!
Mães Cristãs!
Lembrai-vos da vossa missão! Ela é santa! Ela é sublime! Os pais recebem de Deus o encargo de aumentar o número dos santos no céu. São eles, de certo modo, cooperadores de Deus na grandiosa obra da criação. Por isso, receberam a bênção do ministro do Senhor ao pé do altar no dia em que se uniram pelos laços indissolúveis e sagrados do matrimônio. Devem, portanto, receber os frutos dessa união como bênção do céu e não considerá-los como fardo pesado e incômodo, do qual se possam eximir.
Mas para que essa missão seja completa, para que ela corresponda aos desígnios do Criador, é mister que os pais eduquem os filhos para Deus, que os encaminhem na prática das virtudes. É dever de ambos os pais. Entretanto, o papel principal nesse trabalho tão belo quanto  necessário toca à mamãe. É ela que deve formar o coração dos filhinhos. A ela compete o cuidado de desenvolver as virtudes, ainda adormecidas, que eles receberam em gérmen com a graça do batismo. Porquanto, adormecidos estão também na criança os maus instintos, as paixões, triste herança que todos nós recebemos dos nossos primeiros pais.
Como jardineiro previdente, deve, pois, a mamãe cultivar com cuidado e carinho as florzinhas das virtudes, desde o desabrochar da inteligência dos filhinhos e, solícita, cortar as más ervas dos vícios logo ao despontarem.
Procurai, portanto, mães carinhosas, incutir no espírito dos vossos filhinhos a piedade! Encaminhai-os para Jesus. Ensinai-lhes a amá-lo no Sacramento do amor. Preparai-os para a Primeira Comunhão, logo que cheguem ao uso do razão; e uma vez que tenham os conhecimentos necessários, conduzi-os ao banquete eucarístico e procurai que Eles depois comunguem com frequência, afim de que Jesus-Hóstia seja a salvaguarda dos corações dos vossos filhinhos sobretudo na idade crítica.
Preservai os vossos filhos das más companhias, das más leituras, dos maus cinemas. Desenvolvei neles o amor à virtude e à verdade, o horror ao pecado, à insinceridade, à hipocrisia, à simulação, à mentira. Procurai encher a fantasia dos vossos filhinhos com exemplos de ações nobres, de ações generosas, com exemplos de histórias (verdadeiras) edificantes e atos de virtudes, de modo o gravar na criança a imagem dessas ações e excitar nelas o desejo de imitá-los. A fantasia do criança é muito sensível ás primeiras impressões, que se gravam nela para toda a vida.
Para isto serve o história edificante da vida desses meninos piedosos que, sendo dos nossos tempos, são exemplos de virtudes para os vossos filhos. E não penseis, mães carinhosas, que os vossos filhinhos, imitando as virtudes desses pequenos e tornando-se, como eles, bons e santos, irão por isso morrer ainda jovens, morrer cedo como eles! Não! Mil vezes, não! É preciso que os vossos filhos sejam bons e santos, desde pequenos, para que mais tarde sejam homens de caráter e de fé robusta; pais e mães de família tementes a Deus e de virtudes sólidas, modelos na nossa sociedade.
E a vossa missão será então completa e o vosso coração exultará de justa e santa alegria segundo as palavras do Livro dos Provérbios: O pai do justo exulta de prazer... Tenham esta alegria o teu pai e a tua mãe e exulte a que te deu à luz. (Prov 123, 24-25).
São Paulo, Mosteiro de São Bento — Natal de 1937

DOM JOAQUIM G. DE LUNA, O. S. B.

2 comentários:

Binóculo s.a disse...

Me interessei muito, mas não consegui abrir para baixar

A_Católica disse...

Qual o problema que vc encontrou?

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo