28 de julho de 2020

Aos devotos de São Judas Tadeu - Vida, Martírio e Culto

Mons. Ascânio Brandão
Edição de 1947 - 261 págs
Em honra a São Judas Tadeu, por graças alcançadas
São Judas Tadeu, rogai por nós.


AOS LEITORES
A devoção a S. Judas Tadeu é hoje verdadeiramente impressionante em toda parte. Há um grande fervor e um entusiasmo sempre crescentes pelo Santo Apóstolo de Cristo. O povo o invoca e sente a proteção valiosa do Grande Taumaturgo. Há devoções que a Divina Providência reserva para certas épocas, embora sejam das mais antigas e tenham ficado esquecidas durante séculos muitas vezes. Não foi assim por exemplo com a devoção a S. José até o século de Santa Teresa?

Mártires da Igreja primitiva como Santa Filomena e Sto. Expedito só tiveram um culto fervoroso e fizeram prodígios e milagres nos últimos tempos. Desígnios da Providência! S. Judas cujo nome lembrava sempre o do Traidor foi bem esquecido em alguns séculos. Diz-nos todavia a História que em épocas remotas, sobretudo na Idade Média, o Santo Apóstolo foi muito invocado e o consideravam um Grande Taumaturgo.
Teve devotos e apóstolos fervorosos do seu culto como S. Bernardo, S. Gertrudes e outros. Hoje se revigora admiravelmente a devoção ao Grande Apóstolo de Cristo. Há uma grande curiosidade dos fiéis em torno da Vida e prodígios do Santo. E, infelizmente, há também grande confusão e ignorância em certas devoções supersticiosas sob o nome de devoção a S. Judas.
Era mister uma Vida ou algo que viesse esclarecer os fiéis, e mostrar quem foi S. Judas Tadeu.
Estas páginas se destinam a isto. Estudei os documentos que me puderam chegar às mãos. Percorri as páginas de muitos Flos Sanctorum e recorri à grande fonte erudita dos Bollandistas. Não quis fazer uma obra de rigorosa crítica e nem de erudição e longas discussões em torno de pontos históricos controvertidos e mil vezes discutidos, sem conclusão alguma. Evitei as controvérsias e longas discussões dos eruditos e sábios Bollandistas. Servi-me das opiniões mais seguras de- alguns Santos Doutores e historiadores antigos, e aproveitei tudo quanto encontrei na História, nas tradições, e nas opiniões prováveis de bons escritores. Os Bollandistas distinguem S. Judas Tadeu de S. Tadeu, contra a opinião de S. Jerônimo que não distingue dois Santos com este nome. Muitos autores e vários Fios Sanctorum contam indistintamente os fatos da vida de S. Judas conhecidos pela Tradição e através de alguns antigos historiadores, sem distinguir em S. Judas de S. Tadeu. Ora, tomei o mais seguro partido que me pareceu o de S. Jeronimo e de inúmeros Autores abalizados, e fugi das discussões dos Bollandistas que me pareceram inúteis. Preferi ficar com S. Jerônimo. Os Santos Apóstolos que viveram na intimidade de Cristo Nosso Senhor, merecem nossa devoção toda especial. A Igreja os celebra em sua Liturgia com toda pompa do seu rito. S. Judas além de Apóstolo de Cristo, pertenceu à família Santa e privilegiada que deu ao mundo o Salvador. Mais um motivo para a nossa crença de que deve ter Ele grande poder junto de Deus no Céu para nos socorrer.
Que estas páginas levem a muitas almas um aumento de fervor e um desejo de imitação na devoção a S. Judas e esclareçam muitos espíritos.
Em S. Paulo, o templo Santuário de S. Judas tornou-se um centro de edificante piedade e renovação espiritual. Sente-se ali a mão de Deus mostrando que quer a glorificação do Santo Apóstolo.
Estas páginas sirvam de estímulo aos devotos e esclareçam os que pela ignorância ainda se sentem confusos ante o nome de Judas que traz o Santo Apóstolo Taumaturgo.
O Autor
Aos leitores
CAPÍTULO I
Quem é S. Judas?
0 nome de S. Judas
Parentesco com Jesus
Judas Apóstolo
CAPÍTULO II
S. Judas no Evangelho
Na escola do Mestre Divino
S. Judas no Cenáculo
A traição anunciada
Instituição da Eucaristia
S. Judas na Paixão de Cristo
Após a Ressurreição
Missão dos Apóstolos
S. Judas na Ascensão do Senhor
A substituição de Judas Traidor
Vinda do Espírito Santo
O Credo dos Apóstolos
S. Judas e Maria Santíssima
CAPÍTULO III
S. Judas escritor Sagrado
A Epístola de S. Judas
Cuidado com os hereges
Profecias sobre os hereges
Comentários (Introdução)
Exemplos e lições
Que são os hereges?
Advertências
Conclusão
O livro de Enoque
Duas epístolas semelhantes
CAPÍTULO IV
S. Judas pregador
S. Judas em Mesopotâmia
S. Judas em Edessa
Uma carta de Jesus
Encontro com Abgar
A cura miraculosa
S. Judas salva um inocente da calúnia
CAPÍTULO V
S. Judas Mártir de Cristo
S. Judas Mártir
S. Judas, os feiticeiros e encantadores
A grande disputa
As Serpentes
Uma narração do Martírio
CAPÍTULO VI
Culto e relíquias de S. Judas
Relíquias
Na Basílica do Vaticano
Outras relíquias
Um documento
Na Alemanha
A devoção
CAPÍTULO VII
S. Judas na Liturgia — Orações
O Santuário de S. Judas Tadeu
Missa em honra de S. Judas Tadeu
Oração dos Santos a S. Judas Tadeu
Orações a S. Judas Tadeu
0 Santuário de S. Judas Tadeu em S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Qualquer quantia tem grande valor!

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

Vocação➡Monja Redentorista

Vocação➡Monja Redentorista
Clique na imagem para obter maiores informações!

Aderindo ao clube através da imagem abaixo você também nos ajuda!

Aderindo ao clube através da imagem abaixo você também nos ajuda!
CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA PARTE!