RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

30 novembro, 2021

Literatura ➜ Antologia Escolar Portuguesa

  

Marques Rebelo
FENAME/MEC
Edição de 1969 - 408 págs

A ANTOLOGIA ESCOLAR PORTUGUESA vem completar a ANTOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA, publicada anteriormente pela CAMPANHA NACIONAL DE MATERIAL DE ENSINO, e que mereceu a mais animadora aceitação.

Permanecendo válidos os propósitos que guiaram o compilador na elaboração da primeira Antologia, convém repeti-los aqui, de maneira concisa, a fim de que se justifiquem, também agora, os critérios adotados:

✓ é destinada aos ciclos ginasial e colegial, cabendo ao professor manejá-la, consoante as necessidades do ensino, sejam elas relativas à linguagem ou à informação literária;

✓ eliminaram-se classificações estéticas e históricas, passíveis de controvérsias, deixando ao professor a tarefa de estabelecê-las, conforme seu método didático ou seus pontos de vista na matéria;

✓ os textos escolhidos são, como não poderia deixar de ser, os da preferência do antologista, dentro, é claro, das limitações impostas a obras de tal natureza, mas procurando sempre mostrar, através dos mais respeitáveis autores, a evolução da Língua e da Literatura em Portugal;

✓ evitaram-se tropos que pudessem ferir princípios religiosos, políticos, raciais e morais, e somente figuram autores já mortos.

Em se tratando de trabalho destinado, principalmente, a estudantes brasileiros, houve, na ANTOLOGIA ESCOLAR PORTUGUESA, uma certa preocupação na seleção dos excertos, optando-se, sempre que possível, pelos que dissessem respeito à nossa terra, à nossa gente, aos nossos costumes ou às nossas coisas, tornando-se obrigatória, portanto, a inclusão, na íntegra, da Carta de Pêro Vaz de Caminha, primeiro documento da História do Brasil.

Resta agradecer ao escritor Luís Forjaz Trigeiros, da Academia das Ciências de Lisboa, e à Fundação Calouste Gulbenkian o apoio que deram à realização desta obra, possibilitando ao autor o acesso a várias fontes de consulta e a escolha do mais adequado material ilustrativo.

Marques Rebelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html