RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

03 junho, 2011

Padre Faber, CO - REFORMATADO

Pe. Frederick William Faber
Livro de 1959

Fonte
   "A vida espiritual é toda de contradições; isto, em outras palavras, quer dizer que a natureza humana é uma natureza decaída. 

  Uma das maiores contradições, e talvez das mais difíceis de manejar, é a seguinte: na espiritualidade é importantíssimo termos um profundo conhecimento de nós mesmos e, ao mesmo tempo, pensarmos muito pouco em nossa pessoa, o que não é muito fácil do conciliar. Menciono esta dificuldade, de início, porquanto, no correr deste tratado, teremos de olhar muito para nós mesmos, e, consequentemente, correremos risco de pensar também muito em nós; e disto poderia advir maior mal, do que daquilo, bem. Nenhum conhecimento nos pode ser mais útil que saber a situação em que estamos perante Deus.
   Tudo depende disso. É para nós a ciência das ciências, mais do que a ciência do bem e do mal que tentou tão violentamente Adão e Eva.  Se estamos bem com Deus, tudo está bem conosco, ainda que as mais negras adversidades nos cerquem. Se não estamos bem com Ele, nada está bem conosco, esteja embora aos nossos pés o que o mundo possui de melhor e de mais brilhante.
   Não podemos, no entanto, por mais que o desejemos, ter completo conhecimento do nosso  progresso na vida espiritual, e isto tanto pelas razões que pertencem a Deus, como pelas nossas. Quanto a Deus, ele gosta de ocultar os seus desígnios. Quanto a nós, o amor próprio exagera o pouco que fazemos. Nem sabemos, com certeza, se estamos em estado de graça, ou, como diz a Escritura, se merecemos amor ou ódio. Asilamos no coração uma quantidade de pecados secretos, e como nos admoesta o inspirado Escritor, não devemos estar sem  receio, mesmo quanto ao pecado perdoado."

5 comentários:

Lincoln Lopes disse...

Esse é o Padre que escreveu o prefácio do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, em 1862 no dia de Nossa Senhora da Apresentação.
Gostei desta imagem acima.

Leonardo Adriano disse...

Versão um pouco ruim, porque não tem indice/sumário.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Leonardo!

Infelizmente no original tb não tem. Mas, se vc quiser, claro, retribuir o benefício que recebeu obtendo este arquivo - além de fazer uma caridade - vc poderia digitar o índice e me mandar aí eu acrescento no pdf...

Fica a sugestão para que então o arquivo fique com uma versão completa,

Saudações!

Paulo disse...

Boa noite! Não sei se já sabem, porém estão faltando as páginas 146-147.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Paulo!

O link foi retificado para direcionar ao arquivo que está completo.
Desculpe o transtorno.

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html