Mons. Gaume
Edição de 1886 - 266 págs
Carta de Sua Eminência
O Cardeal Gousset, Arcebispo de Reims
a
Mgr. J. Gaume
(Vigário geral do Bispo de Nevers)
(Vigário geral do Bispo de Nevers)
Li o livro que vos propusestes publicar com o título de: "O verme roedor das sociedades modernas, ou o Paganismo na educação". Foi vivo o interessa que tomei na leitura desta obra, pelo modo como nela são tratadas questões da mais alta importância. Parece-me que demonstrastes perfeitamente que, o uso quase exclusivo dos autores pagãos, há alguns séculos, nas escolas secundárias, tem exercido uma funesta influência sobre a educação da mocidade e o espírito das sociedades modernas. Dora em diante os amigos da religião e da ordem social, compreenderão facilmente como vós o compeendestes, a necessidade de modificar, nos estabelecimentos de instrução pública, a direção dos estudos, pelo que respeita a escolha dos autores clássicos, de modo que façam predominar os autores cristãos, gregos e latinos, cujos escritos são tão próprios para inspirar aos jovens a prática das virtudes evangélicas, e para dar todo o seu vigor aos princípios constitutivos da sociedade. Esta ideia pode encontrar ainda quem contradiga; mas eu espero que a vossa obra dará cedo ou tarde felizes resultados, e eu não posso deixar de felicitar-vos sinceramente por esta publicação.
Paris, 20 de junho de 1851.
6 comentários:
O link não abre o arquivo
Alyka,
Por favor, tente agora.
Ao clicar no título da obra já abrirá a caixa para que você salve o arquivo.
Saudações!
Link não abre
Prezado(a)
Verifiquei e não há problemas com este link, espero que consiga efetuar o download dessa obra,
Saudações!
O link não abre.
Lúcia,
Por favor, tente em outro dispositivo e verifique também seu browser, pois informo-lhe que não há problemas com este link.
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!