RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

09 agosto, 2011

O combate árduo contra a irreligião juvenil Reformatado

Mons. Tihamér Tóth
Edição de 1951 - 199 págs

Fonte

Prefácio   

O volume de Monsenhor Tihamér Tóth, que hoje oferecemos aos leitores brasileiros, representa sem dúvida magnífico reforço ao combate árduo contra a irreligião juvenil.
   A idade gentil e promissora da adolescência, a par de tantos predicados e esperanças, costuma acompanhar-se de lastimáveis precalços. É a sede de independência a desabrochar, na aurora da personalidade que desponta. É a idéia mágica de liberdade, em face de todos os valores, também religiosos. E o jovem receia continuar o cultivo da piedade, pois lhe parece que no desabamento das estruturas de sua infância, uma das primeiras colunas que fraquearam foi precisamente a educação religiosa, o hábito da Fé. Ele não sabe - ou não lhe ensinaram - a defesa dos princípios da religião, na luta contra as objeções que se levantam de todas as partes, sobretudo de dentro de sua própria personalidade.
 É a crise da fé, na juventude. Quantos se deixam derrotar! Por falta, é certo, de correspondência dos auxílios da graça, que jamais faltam. Mas também pela carência de guias seguros, experimentados e amigos...
 Um guia seguro, experimentado e amigo - é o presente livro, de um dos mais profundos conhecedores da mocidade. Monsenhor Tihamér Tóth. Somos felizes de continuar sua obra inapreciável em benemerência para os moços, e de ampliá-la mesmo, com a divulgação em nossa língua.
 A tradução portuguesa é devida, em sua quase totalidade, ao professor José Warken, catedrático há muitos anos no Ginásio Catarinense de Florianópolis.

Os Editores
* * * 

A Aranha Insensata


    
    Em bela manhã de abril, conta Joegensen numa das suas engenhosas parábolas, estava a atsmosfera cheia de tênues fios. Tendo-se prendido um deles na elevada copa de uma árvore, uma pequenina aranha, valendo-se dele, veio firmar o pé na folhagem. Imediatamente lança novo fio, prende-o à copa e consegue descer até no pé da árvore. Ali encontrou um arbusto assaz ramificado e logo pôs mãos à obra: tecer uma teia. A extremidade superior do tecido foi atada à longa fibra pela qual baixara; as pontas restantes, prendeu-as aos ramos da sarça.
    Esplêndida rede foi o resultado do seu esforço, meio excelente para pegar moscas. Mas, uns dias após, pareceu-lhe pequena demais, e a aranha começou a ampliá-la em todos os sentidos. Graças ao fio resistente que segurava no alto, pôde realizar seu intento. E, quando as gotas de orvalho da manhã de outono cobriam o tecido, ele brilhava na luz baça do Sol, como um véu de pérolas.
   Orgulhosa de sua obra, a aranha desenvolvia-se a olhos vistos. Criou ventre volumoso. Talvez nem se lembrasse mais como era miserável e esfaimada quando pousara no alto da árvore, no começo do outono.
    Certa manhã, entretanto, ela acordou mal-humorada. Tudo estava nebuloso e nenhuma mosca em toda a redondeza... Que se poderia fazer em dia tão horrivelmente fastidioso? "Farei uma pequena ronda", resolveu  enfim, “quero ver se a teia não necessita de conserto em algum lugar”.
    Cada fio foi examinado, a ver se estava bem seguro. Defeito não encontrou, mas apesar disso, seu intratável mau  humor agravava-se.
    Enquanto vagueava indisposta pela rede, a aranha deu subitamente com um fio comprido, cuja extremidade não podia achar. Todos os demais ela bem os conhecia: este vai dar ali, a ponta quebrada do galho, aquele, acolá ao  espinho. A aranha sabia de todos os raminhos e de todos os fios; mas, que pensar deste fio diferente? Incompreensível, ia para o alto, metia-se simplesmente ar a dentro!  Que mistério esse!
   A aranha levantou-se nas patinhas traseiras e olhou para cima, com seus múltiplos olhos. "Nada se vê! Este fio não tem fim! Por mais que eu olhe, o fio se perde nas nuvens!" resmungou ela.
     Quanto mais a aranha se enforcava por desvendar o enigma, tanto mais se enfurecia. Qual a finalidade do fio que se some nas alturas? — Naturalmente, durante seus intermináveis festins, perdera de memória que fora por este fio que ela descera em abril. Também não se lembrava do quanto ele lhe fora útil no tecer e ampliar a teia, sustentando toda a construção. Tudo já estava esquecido. Só uma coisa via: aqui, sobe para o ar um fio inútil, absolutamente inútil, porque dependurado das nuvens.
     "Fora com ele!" gritou, desvairada de raiva, e... cortou o fio...
   No mesmo instante desmoronou-se a teia... e quando a aranha recobrou os sentidos, jazia paralizada no solo, debaixo do arbusto, enquanto os restos do fino véu, semeado de pérolas argênteas, cobriam-na como fiapos molhados. Nesse dia tornou-se pobre e sem lar; um instante foi suficiente para destruir todo o seu trabalho, porque não compreendera a finalidade do fio que conduzia ao alto.
     Jovem! Também a alma do homem casto está unida a Deus por meio dum fio que se eleva ao Céu.
     Esse fio é a religião.
    Quem o corta, torna-se mendigo errante e sem pátria; quem o guarda com solicitude, nele acha arrimo para uma  existência harmoniosa e penhor da felicidade eterna. Que esse fio, que nos une a Deus, nosso Pai Celesle, nunca  venha a romper-se na alma de cada um de meus jovens leitores.

6 comentários:

Cléber Donato disse...

Link quebrado...

CrisTan disse...

Link Retificado!

Um Usuário Qualquer disse...

Link quebrado

CrisTan disse...

SM!

Não há problemas com este link, aconselho-te a verificar seu browser ou antivírus, pois está tudo funcionando normalmente,

Saudações!

Unknown disse...

Não é valido

CrisTan disse...

Salve Maria, Jorge!
O arquivo foi reformatado e o link atualizado. Aproveito para pedir-lhe que não deixe de ajudar este apostolado ao efetuar qq download,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html