RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

22 janeiro, 2012

Um dos sinais distintivos de um verdadeiro cristão é “nadar contra a corrente”

Um discurso a se fazer
Dom Leonardo Maria Pompei
Livro de 2010 - 16 págs

Fonte

Premissa

  Com os termos “pudor” e “modéstia” se faz referência a alguns aspectos particulares da  virtude cristã da pureza, sobre a relação que cada um de nós tem com seu próprio corpo –  que, como afirmam os sociólogos, filósofos e psicólogos, é um elemento constitutivo e  determinante das nossas relações humanas. O pudor é uma atitude que visa preservar e  proteger a intimidade da pessoa e seu corpo, em todos os seus atos; a modéstia, no entanto,   refere-se em particular ao modo (daí modéstia) com o qual uma pessoa se veste. Parece  muitas vezes banal, óbvio e retórico afirmar que hoje vivemos em uma sociedade que fez do  culto, da ostentação e do comércio do corpo um verdadeiro modo generalizado e  compartilhado de ser, fazer e pensar; assim como é notório que a nossa civilização tem sido  chamada de “civilização da imagem”, também pela extraordinária difusão e força incisiva dos  meios de comunicação sociais: cinema, televisão, internet. Tudo isto criou uma “cultura” ou, se  preferir, “costumes”, impondo comportamentos, modos de fazer e modas no vestir que,  embora amplamente praticadas e compartilhadas, são, todavia, absolutamente contrárias à  moral católica, como a temos recebido da Sagrada Escritura, do Magistério da Igreja e dos testemunhos dos santos. Alguém disse que um dos sinais distintivos de um verdadeiro cristão  é “nadar contra a corrente”; e dado que os nossos tempos foram autorizadamente definidos como “neo-pagãos”, os seguidores de Jesus devem tomar consciência de estar em uma  situação análoga àquela em que nossos irmãos encontraram-se nos três primeiros séculos.  

  Naqueles tempos, imperava uma altíssima imoralidade nos costumes, tanto na parte  ocidental do Império Romano quanto no Oriente, na Grécia e na área adjacente a ela, pátria e berço do pensamento ocidental. Neste contexto, os cristãos impuseram, pelo exemplo e com o  sacrifício de muitas vidas, um estilo de vida e costumes diametralmente opostos. Naquela época, se cometiam muitos escândalos e obscenidades, mas, ao que parece, existia uma certa  reserva; não havia o grau de ostentação desavergonhada que se pode observar hoje praticamente em qualquer lugar. Falando de nossos dias, Nossa Senhora de Fátima profetizou  de modo lapidar: “Virão certas modas que ofenderão muito a Nosso Senhor” e São Pio de Pietrelcina, quase neste mesmo período, referindo-se aos escândalos e às ofensas ao pudor,  dos quais então se podiam apenas entrever alguns tímidos indícios, disse: “Não poderíamos nascer num século pior!”. 

7 comentários:

Clodoveu disse...

Minha cara,

estou passando para te alertar, em clima de urgência, sobre os apagões que estão acontecendo na internet. Que este turbilhão vai passar, não tenho duvidas, porém, enquanto isto, estão sumindo com diversos conteúdos. Logo, venho te pedir que faça um backup de segurança, para logo mais poder tornar a disponibilizar estas excelentes obras.

Um abraço,
Clodoveu.

CrisTan disse...

Ola, Clodoveu!

Agradeço o alerta e tudo que tenho no blog tenho no meu HD, :->
Parece mesmo que o 4Shared tb já se foi... :-<

Saudações!

Murillo disse...

Olá,

Parece que o link está quebrado. Poderia postar este livro outra vez?
Parabéns pelo blog.

CrisTan disse...

Salve Maria, Murillo!

Agradeço o aviso e tente agora que certamente irá conseguir,

Cordiais saudações!!!

Unknown disse...

Olá, ao ler a descrição acima, vi que o livro tem 16 páginas e ao baixar o pdf do mesmo identifiquei apenas 9 páginas. O que pode ter ocorrido, você sabe?

CrisTan disse...

Salve Maria, Alessandra!

Este arquivo possui 16 páginas escritas que se dispõem em duas colunas, mas são 9 folhas caso queira imprimir,

Saudações!

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Mércio!

O link foi retificado.

Em tempo, não enviamos arquivos por email.

Vou excluir o comentário para que seu email não fique exposto,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html