RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

31 julho, 2012

Inquisição

João Bernardino Gonzaga
Livro de 1993 - 247 págs


 A Inquisição é um tema sempre atual, que suscita repulsa e indignação pelos procedimentos bárbaros e implacáveis que utilizou em seis séculos de existência.

Para um julgamento justo e imparcial, todavia, cumpre analisá-la como fenômeno histórico imerso na atmosfera que a envolveu e sob a influência dos fatores culturais, políticos, sociais, econômicos, religiosos e científicos à época existentes.
 Em A Inquisição e seu Mundo, o prof. João Bernardino Gonzaga realiza uma análise profunda da Inquisição européia, mostrando-a não como um fato isolado, mas dentro das condições de vida que a explicam e justificam.
 Desse modo, o livro apresenta ensinamentos altamente esclarecedores para quem deseja compreender o assunto.

  Tendo-se iniciado no século XIII e vigorado até o século XIX, a Inquisição continua sendo um dos temas móis polêmicos da História da Humanidade.
Definida como semeadora do terror e embrutecedora dos espíritos, seus procedimentos processuais e penais são atualmente considerados violentos, reprováveis, intolerantes, prepotentes e cruéis.
  Se, porém, lembrarmos que um dos princípios básicos da historiografia é que a análise de qualquer fato histórico deve ser feita dentro do contexto em que se desenvolveu, observaremos haver incongruência nas censuras apresentadas contra a Inquisição: seus críticos insistem em transportá-la em bloco para o nosso tempo como um acontecimento isolado e, desse modo, a julgam dentro de padrões contemporâneos, radicalmente diferentes do universo em que ela atuou.

  Ora, o Santo Ofício, enquanto instituição humana, é produto de sua época, e qualquer exame, justo e objetivo, impõe o conhecimento profundo das condições culturais, políticas, sociais, econômicas, religiosas e científicas da sua época.
João Bernardino Gonzaga é Professor Titular de Direito Penal nas Faculdades de Direito da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em A Inquisição em seu mundo, ele faz uma análise ímpar do fenômeno, inserindo-o em pesquisa cuidadosa sobre as condições gerais de vida então existentes e sobre o modo como atuava a Justiça Criminal comum.
  Assim, em texto precioso e muito claro, o autor procura entender a Inquisição, tratando-a como um fato histórico condizente com o seu tempo e oferecendo os elementos indispensáveis para uma avaliação equilibrada sobre um assunto tão complexo.
João Bernardino Gonzaga

4 comentários:

Vinícius Márcio disse...

Excelente livro postado. Muito obrigado. Já estou espalhando para familiares e colegas.

Há algum tempo eu li apenas fragmentos dele, agora tenho todo o livro.

Daniel disse...

Não consigo baixar, o link está quebrado

Alexandria Católica disse...

Daniel,

Por gentileza, tente agora.

Anônimo disse...

Deu certo agora, obrigado

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html