Santo Agostinho
Edição de (?) - 37 págs
A REGRA adaptada à vida matrimonial é um "vademecum", uma espécie de roteiro fácil de ser entendido e breve para poder ser lido com frequência. Seu conteúdo será excelente tema de meditação diária, de leitura espiritual e de exame a dois em tempos dedicados à reflexão e oração.
O TRATADO SOBRE O MATRIMÔNIO, escrito no ano 401, teve como finalidade contestar os ataques que o monge Joviniano fez naquela época à virgindade. Complemento do mesmo é o livro "Sobre a Santa Virgindade" no qual Santo Agostinho canta as excelências da virgindade, fazendo sua apologia.
Não foi apenas nele que o Santo abordou o tema matrimonial. Além desta obra, escreveu "Sobre as Uniões Adulterinas", "Do Matrimônio e da Concupiscência" a referiu-se ainda ao matrimônio em outros escritos como no "Concordância entre Mateus e Lucas sobre a Genealogia do Senhor".
No livro "De Genesi ad Literam" encontra-se o texto tido tradicionalmente como norma da instituição matrimonial. O bem matrimonial descansa no tripé da fidelidade, dos filhos e do sacramento. A fidelidade exige que se mantenha incólume a fé prometida a que o vinculo conjugal nao se quebrante, prevaricando com outro ou outra.
Os filhos exigem ser recebidos com amor, criados e sustentados com diligência e bondade e educados religiosamente.
O sacramento jamais permite a separação e se esta acontecer nenhum dos cônjuges poderá contrair novo matrimônio, em vida do outro, mesmo que seja para conseguir descendência.
Estes três pontos constituem a norma do matrimônio, no qual se dignifica a fecundidade da natureza e se domina a depravação da incontinência.
O sermão está dividido em 13 capítulos, O capítulo 9 é o que trata sobre a repressão aos adúlteros e ao crime dos fornicadores. Serve como complemento ao Bem do Matrimônio.
Pe Pablo Luna OSA
7 comentários:
sáibam mais!
Não é possível fazer o download.
"The key you provided for file access was invalid. This is usually caused because the file is no longer stored on MediaFire."
Salve Maria, Vitor!
Link retificado!
Agradeço o aviso,
Saudações!
Ao abrir o link, o livro disponibilizado é o da Virgindade, não o do matrimônio. Grata!
Salve Maria!
Agradeço o aviso e informo-lhe que o link foi retificado,
Saudações!
Meus Parabéns pelo excelente trabalho consegui baixar todos os livros que tentei, acredito que o pessoal que não esta conseguindo necessita de um esforço para descobrir porque não estão conseguindo, vamos lá pessoal da uma pesquisada não custa nada o problema pode ser as configurações do Navegador (Browser) ...o Pessoal do blog ja deixou tudo mastigado aqui livros que possivelmente não teríamos a chance de ler, aqui temos com facilidade...Eu graças a DEUS não tive problema, mas pra quem teve procura solucionar e se descobriu deixa ai nos comentários onde estava o erro, como fez para solucionar isso pode ajudar outras pessoas que se encontrei na mesma situação.
Salve Maria!
Agradeço seu comentário, Rafael, e fico feliz em saber que o blog lhe é útil.
Saudações!
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!