RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

05 novembro, 2012

Sobre a Vocação ...

NOSSA SENHORA lhe recompense!
Conselhos
sobre
A Vocação
Oferecidos à Mocidade Católica
Pe.  J. Guibert
Livro de 1937 - 101 págs



 PREÂMBULO
Esta brochura é destinada aos jovens de doze para dezoito anos, nos quais se notam aspirações ou qualidades para a vida religiosa.
Os meninos, raras vezes, são capazes de reparar os movimentos que a graça opera em seus corações. Quer por leviandade de espírito, quer por falta de instrução, têm apenas ideias confusas à respeito do que se passa em sua alma.
Incapazes de explicar o que sentem, dominados às vezes por grande acanhamento, conservam, sepultados no fundo do coração, sinceros desejos de vida religiosa.
Quantas vocações perdem-se desta maneira! ...
Nas páginas seguintes, os jovens hão de encontrar as noções e os conselhos necessários para esclarecer sua consciência e guiar-se no ponto de vista da vocação.
Pareceu que era melhor tratar da vocação em geral.
Porque a grande questão a resolver para um menino, é saber onde é que vai tomar uma carreira para servir a Deus: no mundo ou na Igreja. Uma vez decidido este ponto, é sempre fácil descobrir o caminho particular que lhe convém.


INTRODUÇÃO
 MENSAGEIRO CELESTE
 1. — Tomai este livro, jovem amigo, e lede-o como se fosse uma carta que o céu vos enviasse. Espero que encontrareis nele uma resposta às serias perguntas de vosso coração.
Sem dúvida já notastes a mudança repentina que se operou em vós e ao redor de vós, depois da Primeira Comunhão.
Até então a vida nada vos custara. Suavemente embalado nos braços dos pais, alimentado pelos tenros cuidados deles, até hoje vivestes sem receio, inconsciente do futuro.
De repente, quando chegastes aos doze anos, ou um pouco depois da Primeira Comunhão, no meio mesmo dos carinhos que todos vos prodigalizavam, uma voz se fez ouvir : “Que será deste menino?”  E como todos sentissem perfeitamente que não era possível dispor de vós sem vosso consentimento, alguém vos perguntou: “ Agora, meu filho, que é que Sr. deseja ser?”
Desde aquele momento, não sois mais o mesmo menino de outrora. Pensamentos de homem maduro entraram-vos na alma. Estais vendo que a vida não é mera brincadeira, que seria um crime dissipá-la inutilmente, e é preciso aproveitá-la para ganhar o pão e muito mais ainda para ganhar o céu. Por isso estais ansioso e procurais resolver este problema de importância capital: “ Que uso farei de minha vida?”
 É principalmente nas horas tranquilas, quando tudo está calado em vossa alma, por exemplo, de noite, antes de adormecer ou durante o recolhimento dos ofícios religiosos, que a pergunta se faz mais instante. Então uma voz interior e profunda responde: “A vida é curta; os anos voam mais rápidos que a seta quando atravessa o ar. Ponha depressa sua vida em um quadro definitivo; entre sem demora no caminho que será preciso seguir. Não perca, em estéril hesitação, nem a menor parcela da vida.”
Mas como tomar depressa uma resolução definitiva numa questão tão grave? Entre mil carreiras que se oferecem, qual escolher? Com efeito, os quadros mais variados vos encheram talvez a imaginação e solicitaram a ambição.
2. — Um dia pensais em ser um hábil operário na oficina do pai; outra vez agrada-vos a sorte de um negociante feliz ou de um industrial cheio de habilidades; muitas vezes as dragonas de ouro dos oficiais inflamaram os vossos desejos; mas muitas vezes também, tivestes a ideia de consumir as forças na abnegação do sacerdócio ou da vida religiosa, afim de aliviar a miséria humana e salvar almas. Por isso, vosso pobre coração fica incerto e vai de um projeto para outro, sem fixar-se em nenhum.
Entretanto, no meio de todos estes quadros, há um que, mais do que os outros, possui o poder de atrair-vos e seduzir-vos a alma.
Vosso coração, compenetrado de fé religiosa e ávido de dedicação, gosta de um porvir cheio de orações, de sacrifícios, de devotamento completo. Às vezes imaginais estar no altar, no esplendor das cerimônias sagradas; outras vezes parece-vos que sois um missionário intrépido, no meio de índios que ganhais a Jesus Cristo; mais há muito julgais ser um professor, cercado de numerosa e alegre meninada, a quem ensinais a ciência e a virtude.
Todos estes pensamentos se agitam no mais íntimo de vossa alma; são apenas conhecidos de Deus e de vós. Ninguém, com efeito, tentou penetrar no santuário de vossa alma afim de surpreender-vos os secretos desejos: vós mesmo quase que não os entendeis claramente; teríeis muita dificuldade para exprimi-los; talvez tivésseis medo de revelar a outros aspirações tão elevadas, que provavelmente, segundo vos parece, seriam tratadas de visões quiméricas.
Apesar disso, tudo vos excita a tomar uma resolução: a idade não vos permite mais esperar; vossos pais estão com pressa de arranjar-vos uma colocação. É preciso falar, e não ousais falar e não sabeis como falar. Dai se origina a angústia de coração que experimentais em certas horas.
Nestas dúvidas interiores, misturadas de esperança e de receio, quantas vezes dirigistes um olhar suplicante a Deus para que vos enviasse um mensageiro celeste! Mas o céu não manda anjos visíveis a todos os homens. Os anjos de Deus são as inspirações que nos alumiam o interior da alma e os conselhos que nos prodigalizam as pessoas de fora.
Talvez estas páginas sejam para vós o órgão do celestial mensageiro. O que sua leitura poderá dizer-vos, a graça vo-lo repetirá no íntimo da alma. Por meio desta brochura, sabereis o que é a vocação, que meios deve tomar cada um para conhecer a vocação, como o eleito de Deus deve corresponder a vocação.
Então vereis mais às claras os desígnios de Deus sobre vós, tereis mais ousadia e mais jeito para manifestar vossos desejos e sereis mais corajoso para abraçar os deveres que vos impuser a Vontade de Deus.

Índice

Preâmbulo
Introdução

CAPÍTULO I
ORIGEM DA VOCAÇÃO
A vocação vem de Deus
Dois caminhos
A vida comum
A vida religiosa
Nobreza do estado religioso
Os sacrifícios
As virtudes
A missão
Como Deus semeia as vocações
Razões das vocações
Como se revela o apelo de Deus

CAPÍTULO II
ESTUDO DA VOCAÇÃO
Necessidade de estudar a vocação
Disposições necessárias para bem estudar a vocação      
Oração
Indiferença
Coragem
Necessidade de pedir conselho      
Os pais
Os mestres
O confessor
Sinais de vocação
I. O atrativo
Qualidades do atrativo
II. A Aptidão
Saúde
Inteligência
Vontade
Coração
A vocação segundo o Direito Canônico
Escolha de num vocação particular

CAPÍTULO III
COMO CORRESPONDER À VOCAÇÃO
I. A separação
1 ° Renunciar ao pecado
2 ° Separar-se do mundo
3 ° Deixar a família
II. A formação
1 ° A vida sobrenatural  
2 ° 0 carácter
3 ° A formação profissional
4 ° O zelo apostólico
III. A conservação:
1 ° Conservar o espírito
2 ° Conservar o coração
3 ° Conservar a vontade
            Cansaço
            Aborrecimento
            Desanimo
Conclusão
História de uma vocação 

15 comentários:

A grande guerra disse...

Parabéns! Creio que esse livro ajudará muitos jovens! Deus os abençõe sempre! :)

CrisTan disse...

Amém!

Saudações!

Unknown disse...

Não estou conseguindo acessar o livro. Por favor verifiquem, me interesso pelo site e algumas das belíssimas obras me eficaram. Aguardo essa obra pra me encontrar no Senhor e obedecer ao seu chamado. Deus os abençoe sempre, Salve Maria Imaculada.

CrisTan disse...

Salve Maria, Eduardo!

Qual o problema que vc está encontrando?
Fiz uns testes aqui e tudo está normal.....

Unknown disse...

Olá. Gostaria de saber se o livro ainda se encontra disponível? Se sim, onde ?
Valeu, obrigado.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Luciano!

O download do livros está disponível sim, está armazenado no mediafire,

Saudações!

Luana Karina disse...

Não consigo baixar o livro. Redireciona ao site MediaFire e fala que tá faltando algo. Ainda está disponível?

Luana Karina disse...

Quero muito esse livro. Se puderem me ajudar, agradeço!!!

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Luana!

Tente agora que certamente irá conseguir!
Boa Leitura!

Saudações!

Paloma disse...

Salve Maria! Posso compartilhar os livros ou parte deles? Alguma indicação de livro sobre vocação ou de biografias?

Alexandria Católica disse...

Boa Tarde, Paloma!

Todo o conteúdo do blog é para uso pessoal.

✠ ATENÇÃO ✠
É EXPRESSAMENTE PROIBIDO O COMÉRCIO DOS LIVROS RETIRADOS DESTE BLOG. OS ARQUIVOS AQUI CONTIDOS DESTINAM-SE, EXCLUSIVAMENTE, A USO PESSOAL.

Para obter as obras sobre vocação ou biografia, por gentileza, acesse os marcadores na coluna direita do blog.

Boa leitura,

Saudações!

Paloma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandria Católica disse...

Boa Noite, Paloma!

Sendo o material do blog para uso pessoal, recomendo que indique o blog a todos que desejar assim evitamos transtornos futuros.

Desde já agradeço sua compreensão,

Saudações!

Paloma disse...

Salve Maria! Obrigada por responder!
Vocês tem alguma conta para que possamos mandar mensagens, sem ser nos comentários?

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Paloma!

Você pode usar o ícone de msg, ele fica em um cantinho ao lado direito da tela, em azul/branco, você não precisa ter conta, basta deixar seu recado que eu recebo.

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html