RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

07 maio, 2015

O Abandono à Providência Divina

P. J. P. de Caussade, S.J.
Livro de 1956 - 217 págs



     Foi editado pela primeira vez em 1861, pelo conhecido teólogo P. Henrique Ramière, S.J., e acolhido com extraordinária aceitação.
Reeditou-se logo em 1862 e foi preciso fazer novas tiragens em 1863 e 1864. A 5a edição saiu em 1867, acrescentada com 128 cartas do P. Caussade e um «Discurso do editor sobre os fundamentos e a verdadeira natureza da virtude do abandono, para explicar e defender a doutrina do P. Caussade». Em edições posteriores foram-se ajuntando algumas cartas e avisos espirituais. Sob esta forma a obra do P. Caussade continuou a conhecer o mesmo fervoroso acolhimento, tornando-se «clássica» nesta matéria. Em 1928 aparecia a 21a edição, e em 1930 os exemplares espalhados elevavam-se a perto de 80.000.
Para a versão portuguesa, servimo-nos da 25a edição abreviada (Paris,1952), na qual não aparecem as cartas nem outros avisos espirituais do P. Caussade, mas se conserva o «Discurso» do editor e se dão em Apêndice alguns pequenos tratados de Surin e de Bossuet e alguns atos de abandono em forma de orações.
Na nossa edição pareceu-nos desnecessário conservar o «Discurso», e do Apêndice guardamos apenas o ato de abandono atribuído ao restaurador da Companhia de Jesus na Itália, S. José Pignatelli (1737-1811). Este ato era recitado por Madame Elisabeth durante o seu cativeiro no Templo e parece ser da autoria do P. Caussade.
Oxalá este livrinho, «obra genial», contendo «muitas páginas duma sublimidade, duma magnificência de vistas e duma profundeza de sentimentos que arrebatam os que sabem compreendê- las» (P. Hilaire, diretor das Damas de Nazaré), encontre na nossa língua um êxito semelhante ao que tem tido na sua língua original.
Lisboa, 25 de Agosto de 1955.
A. C.


__________
Agradecemos ao leitor que nos enviou este arquivo para ser reformatado e aqui divulgado. São nossos votos que Nossa Senhora o abençoe muito e sempre!

16 comentários:

Unknown disse...

Salve Maria!
Infelizmente não consegui fazer a transferência do livro.

CrisTan disse...

Salve Maria, Aline!

Qual foi o problema que encontrou?

CrisTan disse...

Apaguei sua resposta sem
querer, desculpe, mas me informe uma coisa, vc consegue ver o arquivo na tela?

Unknown disse...

Eu consigo fazer o download, mas quando abro, as páginas estão todas em branco. Mas, como disse anteriormente, pode ser o meu programa de pdf q esteja desatualizado. É uma hipótese.

Unknown disse...

Acabei de baixar um livro do blog Alexandria católia e deu tudo certo, sinal de que com o meu programa está tudo bem, mas este não vai de jeito nenhum.

CrisTan disse...

Aconselho à vc tentar novamente, fiz alguns testes aqui e está funcionando normalmente. Estes porta arquivos versão "free" são bem inconstantes.
Vc consegue ver o arquivo na tela do mediafire?

Unknown disse...

Na tela do Mediafire não, mas ok, vou tentando aqui, muito obg!

CrisTan disse...

Ok.

Saudações!

Anônimo disse...

Salve Maria!
Que graça! abri a página do Alexandria e vi esse título que maravilha era exatamente o que eu precisava! Como é grande a Providência Divina

CrisTan disse...

Salve Maria!
Certamente este livro lhe fará muito bem!
Saudações!

Beca disse...

Boa tarde. COnsegui baixar mas não consigo gravar em arquivos e nem imprimi-lo. Não sei o que acontece.

CrisTan disse...

Salve Maria!

Se conseguiu baixar talvez seja alguma configuração de seu computador que está errada, mas nisto não sei ajudá-la.
Espero que consiga resolver este problema para poder ler este livro que é excelente!

Saudações!

Unknown disse...

Perfeito!

Cláudia Goliver disse...

Que maravilha o encontrar. Obrigada, Deus lhe pague e abençoe muito...

Alexandria Católica disse...

Amen! Salve Maria!

Encontrar este livro ou o blog?? =D

Saudações!!

Clenacir Figueiredo Ribeiro disse...

Salve Maria, mãe de Deus

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html