RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

15 fevereiro, 2019

Espiritualidade do Abandono à Vontade do Pai Celeste


Pe. M. Viller, S.J.
Edição de (?) - 47 págs



O Pe. Viller, jesuíta, escreveu em 1950 este estudo bastante rico de informações e de penetração e que ainda conserva todo o seu valor para uma introdução na espiritualidade do abandono à Vontade do Pai do Céu como fez Jesus na sua experiência terrena. Esta pesquisa aponta também pistas sugestivas para ir aprofundando a doutrina original e a experiência mística de São Paulo da Cruz e o carisma próprio da Congregação por ele fundada.
Este carisma tem por finalidade de promover a grata memória da Paixão de Jesus "a mais estupenda obra do Amor Divino", como remédio ao verdadeiro mal do homem e como sustentáculo para que ele possa viver segundo a justiça de Deus. Tudo isso implica a contemplação e o acolhimento na existência de cada um daquela adesão com que Jesus cumpriu a Vontade do Pai: "entrando no mundo, diz: Não quisestes holocaustos, nem oblação, mas me formastes um corpo... Eis que venho para fazer, ó Deus, a tua vontade..." Por esta vontade somos santificados mediante a oblação do corpo de Jesus Cristo. (Heb. 10, 5-10).
Pela leitura atenta deste trabalho notar-se-á como a doutrina de São Paulo da Cruz sobre o abandono à Vontade de Deus o carisma passionista são altamente estimulantes para colaborar com todas as próprias forças com a Vontade salvífica de Deus a favor dos irmãos e, por consequência, cumprir totalmente a missão recebida por Deus.
Às notas foram acrescentados, algumas vezes, outros trechos de São Paulo da Cruz para facilitar um conhecimento mais amplo da espiritualidade do Santo. De suas cartas poder-se-ia compor um livro não mais valioso do que aquele escrito por Jean-Pierre de Caussade, " O Abandono à Divina Providência".
O autor só pode utilizar os primeiros 4 volumes das cartas de São Paulo da Cruz. Hoje temos um outro volume de cartas e mais os 4 volumes dos "Processos da Canonização" que permitem ampliar as investigações, mas que não mudam a posição e os resultados que o Pe. Viller tratou com a documentação que ele tinha.
Pe. Fabiano Giorgini, C.P.

NOTA
O autor começa seu trabalho citando a carta de São Paulo da Cruz que fala de S. Vicente Maria Strambi. Nasceu S. Vicente em Civitavechia no dia 19 de janeiro de 1745. Ordenado sacerdote secular em 1767 entrou na Congregação de Paulo em 1768. Foi exímio professor de teologia dogmática e pastoral e pregador de fama. Escreveu e publicou a primeira biografia de S. Paulo da Cruz. Eleito bispo de Macerata e Tolentino aos 5 de julho de 1801, faleceu no dia 19 de janeiro de 1824.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html