RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

13 junho, 2020

Obra destinada a desfazer equívocos

Eurípides Cardoso de Menezes
Edição de 1957 - 268 págs
Clique na imagem para ver os detalhes

Orelhas do Livro

EURÍPIDES CARDOSO DE MENEZES — Nasceu em Campinas, Estado de S. Paulo, a 23 de setembro de 1909. Estudou filosofia e teologia, tendo sido, como seu pai, pastor evangélico (da igreja luterana).
Convertido ao catolicismo em 1935, tem dedicado, desde então, o melhor de suas energias e a maior parte do seu tempo ao apostolado da pena, da tribuna e, sobretudo, do rádio, através do qual, por uma rede constituída por numerosas emissoras e alto falantes, fala diariamente para todo o país.
Exerceu, entre outros, os cargos de Secretário Nacional de Defesa da Fé e de Presidente da Ação Católica, sendo hoje Presidente da Confederação Católica do Rio de Janeiro, Professor de Ética na Pontifícia Universidade Católica do Rio e Deputado Federal. Na Câmara dos Deputados faz parte da Comissão de Educação e Cultura e da de Redação.
Em 1952, representou o Brasil no 1° Congresso Interamericano de Pais de Família reunido em Lima; em 1957 no 1° Seminário Interamericano pela Liberdade do Ensino, realizado em Montevidéu, e no 2° Congresso Mundial do Apostolado Leigo, efetuado em Roma.
Teve grande aceitação a 1ª edição do livro Aos Irmãos Separados, que agora, a pedido insistente de numerosos Srs. Bispos e Sacerdotes, vem de novo a lume, consideravelmente ampliado. Sua nota característica é o estilo positivo, simples e acessível ao povo; e “sobretudo, o tom fraterno e caridoso que os críticos mais apreciaram e que, de fato, deve ser o de um livro destinado a desfazer equívocos, a esclarecer e reconquistar as almas que, muitas vezes, por sede de catolicismo, se afastaram do catolicismo ...”
O A. toca nos principais pontos controvertidos pelos protestantes: a Eucaristia, a Maternidade Divina de Maria, a exegese da Bíblia, a Confissão, o Culto dos Santos. E fala em conhecimento de causa já que não só abraçava a fé protestante como era filho de pastor e ele próprio pastor, o que garante a honestidade da exposição e a compreensão do ângulo de visão dos interlocutores, evitando ao livro todo tom sectário.
Lançando este livro, esperamos contribuir para apressar o dia em que se há de tornar realidade o desejo do Santo Padre, o mesmo que expressou Nosso Senhor na Oração Sacerdotal: “Ut omnes unum sint.”
ÍNDICE
Ao leitor
Prefácio à 2ª edição
I — Imagens Sagradas
II — “Minha carne é verdadeiramente comida”
III — Comunhão sob uma só espécie
IV — O Unigênito de Maria
V — Pelos nossos mortos
VI — Uma página de Sto. Agostinho
VII — Fala um pastor evangélico
VIII— Onde está isto na Bíblia?
IX — O grande poder outorgado aos homens
X — Testemunhos irrecusáveis
XI — Terapêutica divina
XII — A confissão entre os protestantes
XIII— Confissão auricular na Igreja Episcopal
XIV — A reconquista da paz
XV — Desculpas
XVI — Costumes bíblicos
Paramentos, unções, luzes e incenso
Cinzas, cilícios, abstinência e Jejum
As santas relíquias
XVII — As riquezas da Igreja
XVIII — “Um só Mediador”
XIX — O Primado de Pedro
Pontífice romano e universal
“Os meus cordeiros... as minhas ovelhas” “Primeiro, Pedro”
“Eu roguei por ti”
XX — “Uma só fé”
A respeito da 1ª edição de “Aos Irmãos Separados”

4 comentários:

Chidobi disse...

Muito bom, será ótimo para minha formação, mesmo eu sendo católico, além de que irar me ajudar a ter argumentos para orientar os rescentes convertidos, em fim. Grato pelo apostolado. Que São Pedro e São Paulo derramem bençãos sobre vocês.

Alexandria Católica disse...

Sim, Yuri!

Você está certíssimo, as obras sobre as seitas são para formar e instruir os católicos para assim terem argumentos contra os hereges e poder ajudá-los com a caridade necessária.

Bons estudos,

Saudações!

Artenilton disse...

Eu não consigo baixar

Alexandria Católica disse...

Qual o problema que você encontrou?

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html