RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

15 junho, 2020

Ofício Parvo em dobro ❃ 1922 (raro) ❃ 1940 (completo)

Edição de 1922 - 128 págs
Edição de 1940 - 234 págs (completa)

"Cantei Vossos Louvores sete vezes ao dia"


Por Ofício Divino entende-se a coleção de orações dadas pela Igreja afim de serem recitadas em diferentes horas do dia ou da noite. Segundo o que indicava o salmista “Cantei vossos louvores sete vezes ao dia”, a Igreja dos primeiros séculos, distribuiu as orações públicas em sete horas, as quais denominou:
Matinas e Laudes, que se recitavam à meia noite;
Prima, após o levantar do sol;
Terça, às nove horas da manhã;
Sexta, ao meio dia;

Noa, às três horas da tarde;
Vésperas, às seis horas da tarde;
Completas às 9 horas da noite.
Nos séculos de verdadeira fé estas diversas partes do Ofício Divino eram salmodiadas todos os dias às horas marcadas; mais tarde, a Igreja por condescendência e atendendo às necessidades e à fraqueza de seus filhos, mostrou-se mais indulgente neste ponto.
Estas diversas horas se referem, segundo os autores ascéticos, aos mais tocantes mistérios da vida de nosso Senhor Jesus Cristo.
O Ofício das Matinas nos lembra o nascimento do Salvador e sua vida dolorosa na gruta de Getsêmani, sua oração e agonia e as cordas com que o amarraram.
Laudes, celebramos a ressurreição e a assunção de Maria, que, segundo piedosa crença, se teria operado durante a aurora; é por este motivo que, no Ofício da Santa Virgem, a Igreja coloca em Laudes as antífonas da Assunção.
A Prima, lembramo-nos dos ultrajes, sofrimentos, açoites, etc., suportados por Jesus Cristo em casa de Caifás. Igualmente honramos a aparição à Santa Virgem após a ressurreição e a visita das santas mulheres ao sepulcro.
A Terça, lembramo-nos da flagelação, da coroação de espinhos e da condenação à morte. Podemos ainda honrar a descida do Espírito Santo, que se deu nesta mesma hora.
À Sexta, dedicamos à crucifixão de Jesus Cristo e às palavras pronunciadas por ele na Santa Cruz, dando-nos Maria por Mãe.
A Noa, consideramos Jesus morrendo na cruz, a agitação da natureza neste momento, a destruição do reino de Satanás, e a Igreja nascendo do lado aberto de seu Divino Esposo preso à Santa Cruz.
Em Vésperas, a Igreja propôs honrar a descida da cruz, o corpo de Jesus Cristo colocado nos braços de sua santa Mãe e a instituição do adorável Sacramento da Eucaristia.
Completas vêm, como o nome indica, formar o complemento, a conclusão de todo o Ofício e, assim, aqui se honra a sepultura de Jesus Cristo e a sua estadia no túmulo.
Os Terceiros encontrarão nestes pensamentos um alimento à sua piedade durante a recitação do Ofício Divino.
Os Irmãos e Irmãs da Penitência podem satisfazer ao Ofício Canônico prescrito pela Santa Regra, recitando o Ofício da Santa Virgem.
Por ele dirigimos diariamente à Maria Santíssima um culto de louvores e orações e a Augusta Mãe não faltará à esta piedade com a sua recompensa, fazendo sentir os efeitos de sua poderosa proteção. Pode-se recitá-lo em português, entretanto melhor é fazê-lo em latim. É esta a língua da Igreja e se bem que não a compreendamos, grandes frutos obteremos destas orações desde que as façamos com fé, piedade, atenção e confiança, pois serão Jesus Cristo e a Igreja que oram em nós, conosco e por nós.
As orações do Ofício produzem, em qualquer momento, os mesmos efeitos que os sacramentos, elas obtêm graças especiais de acordo com as necessidades daqueles que as recitam.
Durante a recitação do Ofício Divino podem ainda elevar-se a Deus os pensamentos.
Igualmente pode-se fazer o propósito de pronunciar com a maior atenção as palavras do Ofício e esta fidelidade respeitosa em  pronunciar as palavras  das orações constitui um ato de religião que muito honra a Majestade Divina.

13 comentários:

Peregrina disse...

Boa noite!

Saberia me informar sites em italiano e francês que possa baixar catecismos e histórias de santos para crianças?

Obrigada.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Magna!!

Desconheço estes tipos de sites.

Tenho dois livrinhos, em francês, digitalizados que são histórias em quadrinhos de Santa Bernadete e São Domingos Sávio, não sei se vc conhece, mas é da "Collection Chemins de lumière", Só tenho as imagens, tenho q ajeitá-las e limpá-las para criar o pdf, caso te interesse me avise,

Saudações!

Marco Tulio disse...

Uma coisa, no ofício da Nona do tempo ordinário não há sua conclusão e termina no meio do salmo 127.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Marco!

A que página vc se refere?

O Cidadão disse...

Estão faltando as páginas 100 e 101. Seria possível disponibilizá-las?

Alexandria Católica disse...

Boa Tarde!

Informo-lhe que estas páginas estão ausentes do arquivo pq não há conteúdo algum nas mesmas,

Saudações!

Alexandria Católica disse...

Boa Noite!

Peço-lhes desculpas, pois me enganei, de fato há páginas ausentes no presente arquivo que em breve será completado e repostado. Aguardem!

Saudações!

O Cidadão disse...

Que Nossa Senhora te abençoe.

Alexandria Católica disse...

Amen e, "O Cidadão", lhe peço desculpas pela distração,

Saudações!

Miguel Cruz disse...

Boa tarde. Este livro está no domínio público? Se não está tem autorização da editora para publicar? Quero muito ele, mas só se for de forma legal.

Alexandria Católica disse...

Sr. Miguel,

Que eu saiba ninguém detém os direitos autorais desta obra. Lembrando que, havendo posses, adquira a obra de alguma editora. Não baixe qualquer arquivo que seja tendo posses para comprá-lo.

Espero ter lhe esclarecido,

Saudações!

Daniel Cabral disse...

Porque o oficio de 1922 tem tantas páginas a menos? Alguém sabe me explicar a diferença de um pro outro?

Alexandria Católica disse...

Daniel,

O que diferencia a qtde de págs das edições é o tamanho da fonte e as dimensões do livro.

Espero ter esclarecido sua dúvida,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html