RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

16 setembro, 2020

A Necessidade das Virtudes Morais e Sociais na Família

Monsenhor Henry Delassus
Transcrição da Edição de 1910 - 119 págs

PREFÁCIO

Chegamos à última crise, àquela na qual paramos de falar da saúde dos governos, para nos ocupar apenas da saúde suprema da sociedade". Estas são as primeiras palavras do prefácio com que Blanc de Saint-Bonnet encabeçou o livro A RESTAURAÇÃO, escrito em 1850. Passou-se meio século desta previsão.

Aquilo que os espíritos superiores podiam ler então nas ideias que tinham curso, nós lemos hoje nos fatos, nos acontecimentos ocorridos, mais ainda naqueles que estão se preparando e que são iminentes. Chegamos à última crise, àquela onde estaremos reduzidos a perguntar se a civilização não vai ser carregada como um fiapo de palha numa tormenta, e se a sociedade não vai ser aniquilada.

Uma revista inglesa, a Crusader, escrevia na mesma época: "Vemos acumularem-se os sinais da grande e terrível luta na qual a Europa será dividida em dois grandes campos: um para o ataque, outro para a defesa da liberdade cristã. Nessa luta, as armas não serão somente intelectuais ou morais, mas também materiais e físicas.

"Está próxima, com efeito, a hora em que a força brutal e a tirania cesariana serão devoradas pelo socialismo que ronda as sociedades modernas. Nessa hora, quando todos os poderes que vêm de Deus tiverem sido esmagados pela Revolução, e que a seita, filha de Satã, quiser reinar no mundo, os povos cristãos, forçados a defender seus altares e seus lares, poderão reagir livremente contra as leis que se interpõem entre eles e as leis da Igreja de Deus... Então virá a inevitável reação e a revolta contra a impiedade e a anarquia. Então a juventude de cada região onde a Revolução tiver posto o pé, exclamará com os Macabeus: "É melhor morrer combatendo do que ver a desolação do santuário"; e jogando ao vento todos os cálculos humanos, ela formará em cada país uma falange de homens pronta a defender até a morte as liberdades conquistadas pela Cruz, pronta a se unir sob esse símbolo a seus irmãos de todas as raças e todas as nacionalidades. Então as mulheres enviarão seus filhos e seus esposos ao combate. Então os pais empunharão a espada para defender a fé de seus filhos e a liberdade de seus altares".

Deus dar-lhes-á a vitória.

No livro intitulado A Conjuração Anticristã, demos, a respeito dessas coisas, sem dúvida não há certeza, mas há esperança seriamente fundada. Sobre as ruínas da Revolução deverão levantar-se novas construções. Compete à juventude preparar-se para isso, pois é a ela que incumbirá essa obra. A primeira preparação consiste em estudar as condições de existência, de vida e de prosperidade que a sociedade humana reclama. Uma dessas condições é o espírito familiar, que deve ser restaurado no lar, na cidade e no Estado.

ÍNDICE

CAPÍTULO I

COMO SE FORMAM OS ESTADOS

CAPÍTULO II

OS ESTADOS DEVEM CONSERVAR O MODELO FAMILIAR

CAPÍTULO III

A UNIÃO, LEI DAS FAMÍLIAS, É TAMBÉM A LEI DOS ESTADOS

CAPÍTULO IV

DE ONDE VEM A PROSPERIDADE E A DECADÊNCIA DOS POVOS

CAPÍTULO V

QUE DESTINO A ARISTOCRACIA DE DINHEIRO RESERVA PARA SI E PARA A FRANÇA?

CAPÍTULO VI

A SALVAÇÃO ESTÁ NO RETORNO À PAZ SOCIAL

CAPÍTULO VII

A REFORMA DEVE COMEÇAR PELA RECONSTITUIÇÃO DA FAMÍLIA

CAPÍTULO VIII

FAMÍLIAS-TRONCOS

CAPÍTULO IX

FAMÍLIAS TRADICIONAIS

CAPÍTULO X

AUTORIDADE DO PAI — SANTIDADE DA MÃE CULTO DOS ANTEPASSADOS

CAPÍTULO XI

RECONSTITUIÇÃO DO CORPO SOCIAL

CAPÍTULO XII

A FRANÇA. SUAS ORIGENS E SUA MISSÃO.

EPÍLOGO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html