RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

30 junho, 2021

Julho ➔ Devoção ao Preciosíssimo Sangue

  

Provincia de Cincinnati

Biografia de São Gaspar del Bufalo 

    São Gaspar del Búfalo, o apóstolo da devoção ao Precioso Sangue, nasceu em Roma em 6 de janeiro de 1786. Como sacerdote desenvolveu seu trabalho apostólico em Roma e mais tarde tornou-se um dedicado missionário. Nas suas viagens missionárias à Itália, convidou os fiéis a refletir e a adorar o Precioso Sangue de Cristo. Em 1815 fundou a Congregação dos Missionários do Precioso Sangue; em 1834, com o seu apoio, Sta. Maria de Mattias fundou a Congregação das Adoradoras do Sangue de Cristo. Gaspar foi beatificado por S. Pio X em 1904 e canonizado por Pio XII em 1954. Manifestando sua devoção particular a S. Gaspar del Bufalo, o Papa João XXIII visitou seu corpo na igreja de Santa Maria in Trivio em 4 de janeiro de 1963, onde permanece para a veneração dos fiéis.

1786. 6 de janeiro: nasce Gaspar del Búfalo em Roma. Ele é batizado no dia seguinte.

1788: sofre de doença ocular grave, com perigo de morte. Ele é salvo pela intercessão de São Francisco Javier.

1808. 31 de julho: depois de concluir os estudos teológicos, é ordenado sacerdote na Igreja de S. Vicente de Paulo em Montecitorio. Celebre a primeira missa em 2 de agosto. Em 23 de outubro fundou o Oratório Noturno de S. Maria in Vincis com os irmãos Bonanni, Santelli e Gonnelli. No dia 8 de dezembro apoiou o Irmão Albertini na instituição da Confraria do Precioso Sangue de S. Nicola em Carcere e pregou o sermão.

1809. Em 17 de maio, Napoleão abole os Estados Papais. Em 6 de julho, o Papa Pio VII é deportado.

1810. 13 de junho: Napoleão Bonaparte negou o juramento de que havia invadido os Estados papais, afirmando "Não posso, não quero, não devo". Ele é preso várias vezes e exilado em Piacenza. Em setembro ele adoeceu e quase morreu. Em dezembro, ele é transferido para Bolonha.

1811. 20 de outubro: Morre Annunziata del Bufalo, mãe de Gaspar. 13 de setembro: recusa-se a jurar lealdade a Napoleão pela segunda vez. Gaspar é preso em Bolonha e enviado para a prisão de San Juan, em Monte.

1813: 12 de janeiro: Gaspar é transferido para a prisão de Imola. 5 de março: Gaspar é transferido para a fortaleza de Imola. 16 de maio: Depois de se recusar a prestar juramento a Napoleão pela terceira vez, Gaspar é transferido para a fortaleza de Lugo. 17 de junho: o Irmão Bonanni, em Roma, institui o grupo de sacerdotes chamados "Obreiros Evangélicos", para promover a pregação das missões. 10 de dezembro Gaspar é enviado a Bolonha e, recusando-se a jurar mais uma vez, é condenado e enviado à Córsega. 20 20 de dezembro: Chega a Florença aguardando ordens para ir a Livorno, de onde será enviado para a Córsega. 27 de dezembro: Os "Trabalhadores Evangélicos" lhe escrevem de Florença, através do secretário Antonio Santelli, convidando-o a fazer parte do grupo.

1814. 14 de janeiro: Gaspar responde com entusiasmo ao convite. Em 26 de janeiro, Murat entrou em Roma e libertou os padres que foram detidos ou exilados por se recusarem a prestar juramento a Napoleão. Em fevereiro, Gaspar voltou a Roma após quatro anos no exílio e na prisão. 10 de março: Napoleão liberta Pio VII. 24 de maio: Pio VII retorna a Roma. 30 de novembro: Pio VII confia o mosteiro e a Igreja de S. Félix de Giano para a fundação do Instituto das Missões. 8 de dezembro: Gaspar inicia a sua atividade missionária com a sua primeira missão na Igreja de S. Nicolás em Carcere, Roma.

1815. 20 de julho: Gaspar renuncia ao cargo de cônego em San Marcos para se dedicar integralmente às missões. 15 de agosto: É inaugurada a primeira casa do Instituto em S. Félix in Giano (Umbria). Quatro membros cantam um Te Deum para a ocasião. De 20 de novembro a 10 de dezembro: O Papa convoca os pregadores mais famosos de Benevento para as missões. Gaspar está entre eles.

1816. Prega retiros e missões.

1817. Prega retiros e missões. Gaspar é nomeado Primeiro Promotor e Missionário da Irmandade do Precioso Sangue.

1818. Prega retiros e missões.

1819. Prega retiros e missões. Publica o seu "Método das Sagradas Missões" e as regras para o estabelecimento das sociedades paroquiais para dar continuidade às missões. 22 de julho: Com a intenção de erradicar o banditismo e o crime que assolou Marittima e Campagna, o Papa Pio VII publica o decreto de destruição da cidade de Sonnino, uma cidade forte de bandidos.

1820. Prega retiros e missões. 7 de junho: em Pievetornia é realizado o primeiro Congresso do Instituto, onde Gaspar esclarece e amplia as Regras que já haviam sido elaboradas em Giano inicialmente.

1821. Gaspar prepara em Roma o “Projeto de Cultura Religiosa e Moral para a Província de Marittima e Campagna”. 28 de outubro: Pio VII assina o documento no qual acusa Gaspar da reforma moral das províncias infestadas de banditismo e ordena a abertura de seis casas missionárias na região. Gaspar faz uma viagem de inspeção a Marittma e Campagna e entra em contato com os bispos e autoridades civis para encontrar as instalações adequadas para as fundações.

1822. Prega retiros e missões. 3 de março: Missão em Vallecorsa. Gaspar conhece Maria de Mattias pela primeira vez. Durante a pregação, ele olha para ela e aponta para o crucifixo que ela está segurando. Giovanni Merlini será seu diretor espiritual. Mais tarde ela encontrará as irmãs Adoradoras.

1823. Prega retiros e missões. 18 de abril: Abertura da casa missionária de Benevento. 20 de agosto: o Papa Pio VII morre em Roma. 28 de setembro: Eleição do Papa Leão XII.

1826. Ele prega missões e exercícios espirituais. Abertura de casas missionárias em Sonnino e Sermoneta. Reabertura da casa de Terracina. 7 de janeiro: o cardeal Giulio Della Somaglia pede a S. Gaspar um missionário para as missões estrangeiras. Em janeiro, o Papa Leão XII chamou São Gaspar a Roma de São Félix, Giano. Em fevereiro, o Papa Leão XII quer enviar São Gaspar como Núncio no Brasil. 17 de fevereiro: S. Gaspar pede a colaboração de Dom Cristaldi para que a petição seja anulada. De qualquer forma, ele tem que ficar em Roma trabalhando na Propaganda Fide. 13 de março: o Padre Gaspare Carboneri e o irmão Giacomo Velletrani vão para o exterior. 2 de outubro: Monsenhor Bellisario Cristaldi é nomeado cardeal in pectore. Em meados de outubro: S. Gaspar recebe autorização para concluir a atividade missionária. 25 de outubro: S.

1827. Ele prega missões e exercícios espirituais. Abertura da casa missionária em Pievetorina. 11 de fevereiro: Padre Carboneri chega a Ancona, de volta de suas missões no exterior.

1828. Fevereiro: Bellisario Cristaldi parte para Nápoles por motivos de saúde. 4 de fevereiro: Fechamento da Casa Terracina. 16 de fevereiro: Fechamento da casa de Sonnino. 20 de março: Abertura da casa de estudos em Albano Laziale (Roma). 15 de dezembro: Leão XII nomeia Bellisario Cristaldi como cardeal. Dezembro: o cardeal Cristaldi renuncia ao cargo de tesoureiro geral (já que servia desde 6 de junho de 1820) e é substituído pelo bispo Mario Mattei.

1829. 10 de fevereiro: morre Leão XII. 13 de março: Pio VIII é eleito. Abril: Pio VIII suspende o pagamento de subsídios para o governo das casas nas províncias de Marittima e Campagna. 3 de junho: O Papa revoga a suspensão da suspensão. Setembro: Gaspar abre a casa de estudos em Benevento e vai a Nápoles para discutir a fundação de uma casa ali.

1830. 30 de novembro: Morre Pio VIII. S. Gaspar continua pregando em numerosas missões.

1831. 2 de fevereiro: Eleição do Papa Gregório XVI. 25 de fevereiro: morre o cardeal Bellisario Cristaldi. 31 de outubro: Antonio del Bufalo, pai de S. Gaspar, morre em Roma. 16 de novembro: Abertura da casa da missão em Nepi.

1832. 28 de maio: Abertura da casa em Macerata Feltria (Pesaro). 29 de dezembro: Abertura da casa em Cesena (Forli)

1833. 20 de abril: Reabertura da casa em Sonenno (Latena). 25 de outubro: Abertura da casa missionária em Pennabilli (Pe-saro).

1834. 4 de março: María de Mattias dá início ao Instituto das Adoradoras do Sangue de Cristo em Acuto (Frosenone). 2 de junho: inauguração da nova casa missionária em Vallecorsa (Frosenone).

1835. Junho: Apresentação de um documento descritivo sobre a Congregação ao Papa Gregório XVI por mediação do Cardeal Fransoni. Setembro-outubro: Revisão do Método e Diretrizes da Congregação em Albano. Durante estes dois anos (1834-1835) S. Gaspar pregou cerca de nove retiros espirituais, duas missões populares, um mês mariano, um mês do Precioso Sangue e dedicou muita energia a visitar as casas missionárias (eram cerca de 17 casas).

1836. Agosto: o cólera já presente na Itália chega a Ancona. Fim de dezembro: Durante a missão em Nepi, ele adoeceu.

1837. Agosto: O cólera entra em erupção na cidade de Roma. Pregue as "40 horas" na nova igreja em Roma. 15 de outubro: preside a ação de graças pelo fim da raiva em Roma. Outubro: volta a Albano para se recuperar, por ordem médica. 4 de dezembro: Gaspar retorna a Roma. 28 de dezembro: Gaspar morre em Roma, depois de uma vida a serviço do Evangelho e da Igreja, especialmente através das missões populares.

1954: canonização em S. Pedro.



Enquanto aguardamos obras em nosso idioma...

Temo aqui algumas Obras sobre o Preciosíssimo Sangue em Inglês

Saint Gaspar del Búfalo
Apostle of the Blood of Christ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html