RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

30 dezembro, 2021

Meditações Diárias I ➜ Almas que aspiram à perfeição

pelo
R. P. Bronchain, Redentorista
Traduzidas da 13ª Edição Francesa pelo
R. P. Oscar Chagas Azeredo, C. SS. R. 
Edição de 1940 - 535 págs

TOMO PRIMEIRO



AVISO DO AUTOR

As pessoas que não conhecem ainda esta obra, diremos que nela acharão tratado tudo o que concerne à vida interior, aos deveres de estado e à sólida virtude. Todas as festas da liturgia romana, muitos domingos ordinários, setenta e tantos santos mais célebres na Igreja têm suas meditações próprias. Da mesma forma a primeira sexta-feira e o dia 25 de cada mês; também várias oitavas solenes bem como o Advento e a Quaresma. Acrescentai a isso meditações especiais destinadas aos sacerdotes e aos religiosos, e tereis uma ideia deste trabalho. Como o exemplo é de ordinário mais eficiente do que a simples doutrina, esta se acha, às vezes, confirmada por traços edificantes hauridos da vida dos santos, porém brevemente citados para não prejudicar o desenvolvimento do assunto. Este desenvolvimento, sempre suficiente para uma oração de meia hora, não é demasiado extenso e deixa ao leitor o tempo de reflexão. As ideias e as aplicações práticas multiplicaram-se mais do que as palavras, porém se teve em vista tornar o estilo cheio de unção e atraente, afim de melhor se atingir ao fim de uma boa meditação, que é excitar o fervor e encorajar o exercício das virtudes.

O plano em conjunto é: Durante o mês de janeiro, e desde o primeiro de julho até ao fim do ano, seguiu-se a ordem dos dias. Mas, de 1º de fevereiro a trinta de junho inclusivamente observou-se a ordem das semanas, por causa das festas móveis.

Como a Quaresma não começa sempre na mesma época, foi necessário acrescentar meditações suplementares, de que se poderá servir em fevereiro e junho, segundo as exigências de cada ano (vede o aviso que precede o domingo da Quinquagésima).

Sempre que seguimos a ordem das semanas, colocamos separadamente as meditações concernentes às festas e a outros assuntos particulares.

O uso de escolher em cada um dos meses do ano uma virtude especial a praticar, é recomendado por Santo Afonso, bem como a preparação para a morte uma vez por mês. Tivemos isso em consideração ao compormos este livro.

Seja tudo para glória de Deus e para a santificação das almas!











6 comentários:

HENRIQUE BITTENCOURT disse...

Salve Maria!
Vocês já possuem os outros volumes?

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Sim, Henrique!
Os demais volumes estão "no prelo" =)

Saudações!

Henrique disse...

Que bênção! Deus lhe pague

Alexandria Católica disse...

Amen.

HENRIQUE BITTENCOURT disse...

Salve Maria! Boa noite. Percebi que a página 45 deste primeiro tomo não corresponde ao mesmo, pois é referente ao mês de setembro (dia 12).

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Henrique!

Agradeço o aviso e informo que o arquivo foi retificado.

saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html