Luís Castano, S.D.B.
Edição de 1958- 295 págs
Pode a história de uma jovem que viveu ignorada nos planaltos dos Andes, e morreu no viço da adolescência, despertar interesse uns cinquenta e tantos anos após a sua morte?
No mundo sobrenatural da graça que transforma, e sublima as almas, cada flor - especialmente quando agreste e montesa - tem seu encanto, seus misteriosos reflexos de céu, sua fragrante suavidade. Assim como não permaneceram meninas na estima e na veneração da Igreja e da posteridade uma Inês e uma Cecília, na antiguidade, e, nos nossos dias, Maria Goretti, assim também uma jovenzinha como Laura Vicuña, que afronta, impávida, o heroísmo da virtude, não permanece menina, posto não tenha ultrapassado o período da adolescência.
A imolação cruenta, preferida à ignomínia do mal, elevando essas cândidas existências ao ápice da fortaleza cristã, fê-las gigantes, a despeito de sua pouca idade. Com admiração para todas as três, Santo Ambrósio repetiria: "O seu sacrifício foi superior à idade; a galhardia do seu espírito ultrapassou os recursos da natureza." Assim aconteceu com Laura Vicuña, cuja vida, aos 13 anos, embora não tivesse sofrido martírio cruento, resume uma esplêndida epopeia missionária.
Não falta absolutamente à jovem patagônica, a auréola de um martírio oculto, tanto 1nais digno de história, quanto menos frequente, para não dizer desconhecido, no cenário da santidade juvenil antiga e moderna.
Ao biógrafo compete apenas proceder com a serenidade do historiador e a sagaz ponderação do hagiógrafo. Por si sós falam os fatos que revelam a fisionomia, a missão especial da jovem andina, que, na prática das virtudes e na oferta de si mesma atingiu tão precoce maturidade de espírito e tal esplendor de perfeita exemplaridade, que muitos lhe aug1tram, mesmo nesta terra, a glória dos santos.[...]
ÍNDICE
APRESENTAÇÃO
I. PRELÚDIO DISSONANTE
Cap. 1 — No Exílio
Cap. 2 — Prepara-se o Canteiro
Cap. 3 — Além dos Andes
Cap. 4 — Fatal Passo Materno
II. FLOR DE SANTIDADE
Cap. 5 — Sob o Manto da Auxiliadora
Cap. 6 — Primeiro Ano da Colégio
Cap. 7 — O Grande Encontro
Cap. 8 — Amizade e Santidade
Cap. 9 — Filha de Maria
Cap. 10 — As Férias Terríveis
Cap. 11 — Amarguras Íntimas e Votos Privados
Cap. 12 — A Oferta da Vida
Cap. 13 — Nos Píncaros do Heroísmo
Cap. 14 — Último Ano Escolar
Cap. 15 — Para o Ocaso
Cap. 16 — Derradeira Batalha e Últimas Despedidas
Cap. 17 — Triunfo de Graça e de Glória
Cap. 18 — Epílogo
III. RUMO AOS ALTARES
Cap. 19 — Fama da Santidade
Cap. 20 — A Causa de Beatificação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!