18 maio, 2022

"Nada chega à inteligência que não passe pelos sentidos"

  
Irmã Maria de São João de Vasconcelos, O.P.
Edição de 1956 - 163 págs


[...] Além das flores (de preferência naturais), o que constitui a principal ornamentação do ALTAR? São as relíquias, as toalhas, os grandes candelabros e o Crucifixo que deve dominar a Mesa do Sacrifício. A vela com sua chama tem simbolismo litúrgico: significa a vida eterna, o Cristo, e a chama, ereta e viva, sua Divindade. Mas a que ficou reduzido, hoje, todo este simbolismo, que nos fala de uma vida supraterrena, com estas velas inestéticas e feias que se colocam nos altares, recobertas de um pau pintado de branco para imitar a cera e encimadas de um capucho de metal para economia? Ainda que tão mau gosto seja tolerado, admiti-lo não é, de certo modo, aceitar a ideia (consciente ou inconscientemente) da influência de uma civilização capitalista, mecanicista na esfera do espírito? Tudo no Altar deverá corresponder ao apelo cotidiano de nossa Mãe, a Igreja, quando no Prefácio nos convida a elevar nossos corações para o alto. [...]

[...] Na Idade Média já Sto. Tomás afirmou que, na transmissão do ensino, o Mestre é apenas causa instrumental e que nada chega à inteligência que não passe pelos sentidos. Logo, o ensino não se deve limitar à simples transmissão oral de conhecimentos na qual o aluno passivamente ouve, donde se conclui que na educação cristã é todo o ambiente que deve concorrer para a formação religiosa do aluno. Não se ensina Religião apenas na aula. O ambiente do Colégio, sobretudo a Capela, deve concorrer para esta formação cristã. De que vale ensinar à criança que é pecado mentir quando ela, ao ir para a Missa, depara com um ambiente todo impregnado de mentira? Ela só vê pedaços de pau imitando vela, altar com pintura imitando mármore, vestes sacerdotais enfeitadas com galões imitando ouro e prata. Não seria melhor realizar a Beleza na Verdade e na Simplicidade? A formação, para ser integral, deve atingir todas as virtualidades que Deus depositou na natureza humana. Este pequeno opúsculo despertará talvez nos educadores e educadoras de nossos Colégios Religiosos o desejo de não negligenciar, como elemento importante da formação religiosa, a educação do sentido estético de seus alunos. Sirvam-nos de advertência as paternais recomendações de Pio XII na “Mediator Dei”: ‘‘também julgamos do nosso dever repreender a piedade mal compreendida dos que, nas Igrejas e mesmo sobre os altares, oferecem, sem justo motivo, à veneração dos fiéis, uma multidão de imagens e estátuas ... e dos que, exigentes quanto às coisas particulares de pouca importância, com detrimento das essenciais, ridicularizam assim a Religião e diminuem a dignidade do culto".[...]

ÍNDICE

APRESENTANDO

INTRODUÇÃO

ARTE E LITURGIA

VESTES LITÚRGICAS

Linhos Sagrados

Matéria das peças de roupa branca prescrita

Toalhas do Altar

Corporal

Pala

Sanguinho ou purificador

Linhos não sagrados

Manustérgio

Outras toalhas

Vestes de linho dos Ministros

Amito

Alva

Cíngulo

Sobrepeliz, roquete e cota

Vestes de seda dos Ministros

Casula

Do simbolismo na ornamentação das vestes sacerdotais

Acessórios da casula

Dalmática e túnica ou tunicela

Pluvial ou capa de asperges

Véu umeral

Antepêndio

Estola e bolsa para Extrema-Unção e Viático

Conopeu

Pavilhão ou véu do cibório

Credência

Do Coroinha

Sotaina

O Ofício do coroinha

Cuidados necessários às vestes litúrgicas

Modo de lavar e guardar os linhos

Modo de lavar e guardar os linhos bordados

Consertos

Tabela de dimensões

APÊNDICE

A forma das casulas

Modelos de casulas, capas de asperges, dalmáticas e tunicelas

Molde de alva (L’Art d’Eglise)

Coleção de casulas para os diversos tempos do ciclo litúrgico

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Apostolado das Filhas da Igreja (Bélgica)



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