RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

11 dezembro, 2022

Biblioteca da Mulher - Volume 1

Paulo Combes
Edição de 1934 - 254 págs

INTRODUÇÃO - A principal preocupação da mulher, considerada unicamente como esposa, isto é, como companheira do homem, deve ser: amar seu esposo; torná-lo feliz; fazer-se amar por ele; e nisto encontra a sua própria felicidade.

Este livro é o desenvolvimento da tese que fica exposta e a indicação dos meios próprios para realizar o que tem em vista.

Capítulo I - A esposa deve conhecer perfeitamente seu marido para harmonizar o seu próprio carácter com o dele. Para isso, deve estudá-lo, com uma afetuosa curiosidade, depois do casamento, se antes o não pôde fazer. Deve aprender a ler, nas suas maneiras, na sua atitude, nos seus olhares, de forma a adivinhar-lhe todos os pensamentos, todas as suas alegrias ou inquietações.

Capítulo II -  Como deve a esposa amar seu marido: Como ao companheiro de toda a sua vida, como a um amigo que para ela deve ser tudo. A afeição conjugal é uma espécie de condensação muito íntima de todos os outros afetos.

Capítulo III - Como a esposa torna seu marido feliz: fazendo o mais possível por lhe proporcionar alegria, evitando-lhe desgostos, compartilhando os desgostos e alegrias que ele tiver.

Capítulo IV - Como a esposa consegue fazer-se amar de seu marido: tornando-se-lhe sempre agradável pelos seus encantos naturais, usando duma certa garridice e galantaria na afeição conjugal.

Capítulo V - Qualidades práticas da esposa: fazer tudo quanto seja útil à prosperidade do lar; mostrar-se boa dona de casa, económica, trabalhadora, previdente.

Capítulo VI - Qualidades morais da esposa: igualdade de carácter, bom humor, complacência, bondade, dedicação, paciência.

Capítulo VII - Qualidades intelectuais da esposa: a mulher deve apresentar a seu marido todos os atrativos dum espírito ilustrado, mostrando-se capaz de sustentar uma conversa.

Faça leituras em comum, passeios, visitas a museus, viagens.

Capítulo VIII - Cultura estética da mulher: a arte no lar. Na boa disposição da sua casa, no bom gosto e disposição do interior, a mulher deve ter em vista atrair, quanto possível, seu esposo.

Capítulo IX - Como a esposa conserva a fidelidade do marido: como o defende de todas as tentações que o podem afastar dela.

Capítulo X- Como a esposa salvaguarda a sua própria fidelidade: maneira de se defender de tudo que a possa desviar dos seus deveres.

Capítulo XI - Conjunto de condições para felicidade dos dois esposos.

Conclusão - A felicidade conjugal necessita do seu natural complemento: a felicidade maternal.

~* ~

ÍNDICE

Prefácio
Introdução
Cap. I- A esposa deve conhecer bem seu marido
Cap. II - Como a esposa deve amar o marido
Cap. III - Como a esposa consegue dar felicidade ao marido
Cap. IV -Como a esposa consegue atrair o amor do marido
 Cap.V- Qualidades práticas da esposa
Cap. VI - Qualidades morais da esposa
Cap. VII - Qualidades intelectuais da esposa
Cap. VIII - Cultura estética da esposa
Cap. IX - A fidelidade conjugal - Fidelidade do marido
Cap. X - A fidelidade conjugal - Fidelidade da esposa
Cap. XI - Condições da felicidade dos esposos
Conclusão
Notas do revisor desta tradução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html