RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

17 dezembro, 2022

Biblioteca da Mulher - Volume 2

Paulo Combes
Edição de 1934 - 236 págs

A Primeira Parte deste livro tratará da organização moral do lar doméstico.

Tratará o primeiro capítulo de demonstrar quanto é indispensável, em cada lar, uma regra de vida, dividindo racionalmente o tempo, organização fundamental cujas regras definitivas exporemos.

No segundo capítulo dedicar-nos-emos a fundamentar a fecunda utilidade e benéfica influência que resultam dos esforços envidados pela dona de casa no seu empenho de converter o lar doméstico num centro de irresistível atração para todos os membros da família; e explanaremos, ao mesmo tempo, quais os meios fáceis e práticos de se poder conseguir um resultado, que é de tão grande importância para a felicidade familial.

No terceiro capítulo, que tratará das relações exteriores da família, exporemos os deveres impostos pelos laços do parentesco, pela amizade, pela civilidade, ou pelos negócios; enfim, o conjunto dos nossos deveres sociais e humanos. E, a propósito, apresentaremos, como fazemos habitualmente, as regras que, quanto ao assunto, se impõem como mais racionais e mais convenientes em todas as circunstâncias da vida.

No capítulo quarto, resumiremos, encarando os seus pontos essenciais, tudo quanto deva referir-se à organização da educação, tanto no interior da vida da família como nas suas relações exteriores, mas não entrando nos múltiplos pormenores que possam compreender-se em questão assim difícil, porque esperamos dedicar-lhe, por completo, o último dos Quatro livros da mulher: o Livro da Educadora.

Finalmente, no quinto capitulo da primeira parte, exporemos, duma maneira genérica, os papéis que, eventualmente, podem caber à dona de casa fora do que diretamente se refere ao lar doméstico. Nesta síntese teremos o ensejo de apresentar algumas regras práticas.

A Segunda Parte deste livrinho trata da organização material do lar doméstico, e nela continuaremos a invocar o método, a ordem, a reflexão, o bom-senso, como os melhores elementos para a solução dum problema que tantas vezes dificulta a vida material. Estes princípios aplicaremos com rigor a todos os aspectos do problema da Economia Doméstica: ordem e método nas despesas (capítulo I e II); ordem e método na escolha e aquisição de casa e mobília (capítulo III); organização da alimentação e refeições (capítulo IV); tudo que diga respeito a vestuário e higiene física (capítulo V); e diversas organizações acessórias (capítulo VI).

Em tudo isso apresentaremos quais as fundamentais condições do trabalho de organização para que esta seja racional, económica, agradável, atendendo- numa palavra- a todas as gerais necessidades da família. Essas condições, logo que a dona de casa as conhecer dentro da sua lógica e da sua importância, impõe-se-lhes praticamente nas particulares circunstâncias em que terá de encontrar-se, ficando ela assim possuidora dum guia seguro para poder valorizar todos os conselhos que lhe dá a Economia Doméstica, seguindo-os não ao acaso, mas dentro dum plano metódico.

Mas se, realmente, este, Livro da Dona de Casa auxilia as senhoras na sua tarefa, nem por Isso encurta o número das suas atribuições.

Como se verá na nossa Conclusão, aquelas atribuições são de tal ordem, e tantas, que a dona de casa, que tomar a peito cumpri-las todas, não pode aspirar a ser mais do que sempre dona de casa.


~*~

ÍNDICE

Prefácio e plano geral da Biblioteca da mulher
Introdução
PRIMEIRA PARTE
Organização moral do lar doméstico
Capítulo I - Importância duma organização moral do lar doméstico
Capítulo II - A atração do lar doméstico
Capítulo III - As relações exteriores
Capítulo IV - Organização da educação
Capítulo V - Outras tarefas eventuais da Dona de Casa

SEUNDA PARTE
Organização material do lar doméstico
Capítulo I - Organização financeira do lar doméstico
Capítulo II - Condições de uma boa administração doméstica
Capítulo III - Escolha e aquisição d a habitação e mobiliário
Capítulo IV - Organização da alimentação nas refeições
Capítulo V - Organização do vestuário. Cuidados com o corpo
Capítulo VI - Organizações diversas
Conclusão
Notas do revisor desta tradução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html