RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

26 junho, 2023

Coleção Popular de Formação Espiritual XLI

 
Paul de Jaegher, S.J.
Edição de 1956 - 103 págs

PREFÁCIO DO AUTOR 

Na ascensão de toda a alma fervorosa para os cimos da perfeição, pode-se, em geral, distinguir como que duas fases muitas vezes pouco distintas, outras vezes nitidamente delineadas e que se poderiam condensar nestas duas palavras: intimidade com Jesus, identificação com Ele.

[...]
Essa identificação, cada vez mais maravilhosa, leva enfim a alma até à união perfeita da santidade, união chamada transformante — momento esse em que a alma pode exclamar em toda a verdade com o grande Apóstolo: “Vivo, mas não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20).
Nestas páginas simples e breves, quisemos expor uma concepção da vida espiritual que, pela sua própria natureza, nos parece muito adequada a ajudar a alma na passagem progressiva por essas duas fases do caminho da santidade. Esta concepção tem a sua raiz em dois dogmas fundamentais da vida espiritual, que são: o dogma da graça santificante e o da presença divina em nós.
[...]
Há, infelizmente, muitas almas que apenas conhecem esse assunto e nunca entreviram a possibilidade de adaptar sua vida espiritual àquelas verdades tão belas e consoladoras. A vida interior se lhes desenvolve à margem dessas verdades. A sua concepção prática da vida interior parece identificar-se, ou quase, com a emenda dos próprios defeitos e parar no limiar da vida unitiva. É pena, porque não conhecem, por assim dizer, senão os aspectos laboriosos da vida espiritual e ignoram, pelo menos em grande parte, seu lado mais atraente, mais puro, mais amável; o que é próprio da vida de união, e que nos faz participar de Deus, com Ele nos identifica e pelo amor unitivo nos faz gozar de Deus e de suas divinas perfeições como se fossem verdadeiramente nossas.
Ai tem o leitor a razão destas páginas: nosso desejo de desvendar às almas algo da suavidade oculta dessa espiritualidade. Felizes as almas que se deliciarem com os ensinamentos elevados e sublimes do Apóstolo, aquelas que, longe de esmorecer, se sentirem atraídas por doutrinas tão altas, tão espirituais e suprassensíveis.
[...]
É para todas as almas fervorosas, e sobretudo para essas últimas, que escrevemos as presentes páginas. Aprouve-nos condensá-las, contentando-nos em sugerir temas para meditações agradáveis e unificantes. Quisemos reservar para o Mestre interior o encargo de desvendar completamente essas verdades, cuja inteligência profunda e prática só Ele pode conceder. Estamos convencidos de que essas almas estão à altura de poder gozar dos sublimes pensamentos do Apóstolo e o deleite que experimentarem as fará voltar a eles mais de uma vez para meditá-los repetida e demoradamente. Porquanto — talvez não seja útil dizer — uma leitura rápida, embora atenta e entusiasta, não poderia dar frutos duradouros.

A alma, que vibra em uníssono com essas verdades e que os dons do Divino Espírito tornam qual terra propicia para tais ensinamentos, se esforce por gozar deles, os incorpore e assimile pouco a pouco e consiga vivê-los e reproduzi-los integralmente em si, para maior alegria e maior glória daquele Cristo bem-amado, de quem pode dizer com S. Paulo: “Mihi vivere Christus est et mori lucrum”. A vida, para mim, é Cristo e morrer me é lucro. 
J. DE JAEGHER
S. J. Mahuadand. Palamau District.
Bihar & Orissa.
Índias Inglesas.
~ * ~

ÍNDICE

Prefácio

I. A graça santificante e a intimidade com as pessoas divinas

II. A graça santificante e a identificação com Cristo Jesus

III. Retrato da alma identificada com Jesus

IV. Vantagens da espiritualidade de identificação com Jesus

V. Conclusão

VI. Prática da vida de identificação com Cristo Jesus

VII. Resoluções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html