[...] A Psicologia Educacional pode ser definida como a ciência positiva dos fenômenos psicológicos em seu relacionamento com a educação. É, portanto, um dos setores da chamada Psicologia Prática, ou Psicologia Aplicada, oposta à Psicologia Pura, ou teórica, em que os fenômenos psíquicos são estudados de um ponto de vista apenas especulativo, sem se considerar o propósito de se aplicarem esses estudos em qualquer domínio da atividade prática. Como a Psicologia Médica, a Psicologia Jurídica, Forense, etc., a Psicologia Educacional visa, não apenas ao conhecimento dos fatos psíquicos, em si mesmo, mas, também, à significação que possam ter esses fatos, considerados em sua relação com os problemas educacionais. Não é, assim, a Psicologia Educacional, apenas, uma seleção dos capítulos da Psicologia Geral para uso dos educadores, mas a investigação rigorosamente científica dos fundamentos psicológicos da educação.
Se se conceitua a Psicologia (a Psicologia Humana, que é a que nos interessa) corpo a ciência do homem, como ser ativo, e se esse é, também, em última análise, o objeto da educação, pois parece evidente que não se poderia falar de educação se o homem fosse um ser inerte, decorre daí que a Psicologia Educacional vem a ser o estudo de toda a psicologia humana, sob perspectiva e no interesse da educação. O que quer dizer que a Psicologia Educacional não exclui nenhum aspecto ou capítulo da Psicologia Humana, e, ao contrário, alguma coisa nova lhe acrescenta, que vem a ser essa perspectiva especial, particularizada, cumprindo-lhe, não apenas estudar os fatos psíquicos implicitamente relacionados com a educação, mas, também, tornar explícitas todas essas relações, com todas as suas consequências teóricas e práticas. [...]
2 comentários:
Agradeço muito a publicação. Estou cursando, na universidade, a disciplina "Psicologia da Educação", e esse livro me veio providencialmente. Confesso que não conhecia o autor dele, que parece ser muito bom. Deus lhes pague!
Sr. Paulo,
Não sei se chegou a ver, mas há mais duas obras deste mesmo autor, aqui no blog.
Saudações!
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!