RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

08 julho, 2011

Questões da mais alta importância

Mons. Gaume
Edição de 1886 - 266 págs


Carta de Sua Eminência
O Cardeal Gousset, Arcebispo de Reims
a
Mgr. J. Gaume
(Vigário geral do Bispo de Nevers)

Snr. Vigário geral,

  Li o livro que vos propusestes publicar com o título de: "O verme roedor das sociedades modernas, ou o Paganismo na educação".  Foi vivo o interessa que tomei na leitura desta obra, pelo modo como nela são tratadas questões da mais alta importância. Parece-me que demonstrastes perfeitamente que, o uso quase exclusivo dos autores pagãos, há alguns séculos, nas escolas secundárias, tem exercido uma funesta influência sobre a educação da mocidade e o espírito das sociedades modernas. Dora em diante os amigos da religião e da ordem social, compreenderão facilmente como vós o compeendestes, a necessidade de modificar, nos estabelecimentos de instrução pública, a direção dos estudos, pelo que respeita a escolha dos autores clássicos, de modo que façam predominar os autores cristãos, gregos e latinos, cujos escritos são tão próprios para inspirar aos jovens a prática das virtudes evangélicas, e para dar todo o seu vigor aos princípios constitutivos da sociedade. Esta ideia pode encontrar ainda quem contradiga; mas eu espero que a vossa obra dará cedo ou tarde felizes resultados, e eu não posso deixar de felicitar-vos sinceramente por esta publicação.
Paris, 20 de junho de 1851.

6 comentários:

Alyka Parvaneh disse...

O link não abre o arquivo

Alexandria Católica disse...

Alyka,

Por favor, tente agora.
Ao clicar no título da obra já abrirá a caixa para que você salve o arquivo.

Saudações!

Anônimo disse...

Link não abre

Alexandria Católica disse...

Prezado(a)

Verifiquei e não há problemas com este link, espero que consiga efetuar o download dessa obra,

Saudações!

Lucia disse...

O link não abre.

Alexandria Católica disse...

Lúcia,

Por favor, tente em outro dispositivo e verifique também seu browser, pois informo-lhe que não há problemas com este link.

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html