16 de dezembro de 2014

Orientação para Pais e Mestres


Orientação para Pais e Mestres 
Segundo Tomás de Aquino e Hugo de S. Vítor

Vamos esboçar-lhe um plano a ser seguido, dividido em dez capítulos:

  • No primeiro capítulo, do qual estas linhas já fazem parte, fazemos uma introdução e um apanhado de notas biográficas sobre a vida e a obra de S. Tomás de Aquino.
  • No segundo capítulo, com base no Comentário ao Livro X da Ética, mostraremos como o fim do homem é a felicidade e como esta felicidade, não considerando os dados da Revelação, reside na contemplação; mostraremos, em seguida, a concepção de educação que daí se origina.
  • No terceiro capítulo, examinaremos os pressupostos históricos desta concepção de educação cuja finalidade última é a contemplação.
  • No quarto capítulo, examinaremos os pressupostos psicológicos que fundamentam esta forma de educação.
  • No quinto e sexto capítulos trataremos a respeito dos requisitos pedagógicos imediatos para a contemplação.
  • No sétimo capítulo trataremos dos requisitos pedagógicos remotos para a contemplação.
  • No oitavo capítulo abordaremos os pressupostos metafísicos desta concepção de educação.
  • No nono capítulo passaremos aos pressupostos políticos da educação para a contemplação.
  • Finalmente, no décimo capítulo, a que denominaremos de Perspectiva Teológica, fugiremos à metodologia que terá sido seguida em todo este trabalho e apontaremos sumariamente que modificações trariam ao quadro precedente da educação os textos teológicos de S. Tomás de Aquino. De fato, o pensamento completo de S. Tomás de Aquino só poderia ser exposto levando-se em conta seus trabalhos considerados teológicos, não apenas naquilo que eles contém de filosófico, mas também naquilo que contém de propriamente teológico. Tal como no pensamento filosófico, o pensamento teológico de S.Tomás de Aquino contém muito do que há de melhor em todos os teólogos que o precederam; uma exposição completa do assunto, porém, ultrapassaria os objetivos do presente trabalho, de modo que nos restringiremos a apontar diretivas gerais com o fim de uma melhor compreensão dos limites do presente trabalho.

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