6 de janeiro de 2015

Às Jovens

Pe. José Baeteman, C.M.
Livro de 1952 - 208 págs


PREFÁCIO
ÀS JOVENS
[...]
A Donzela Cristã, aquela que o quer ser seriamente, precisa não somente de convicções fortes, de uma vontade enérgica, de uma alma valente e de um coração generoso, mas precisa também, de vez em quando, reentrar em si mesma para seguir com olhos corajosos e severos as múltiplas transformações que se produzem fatalmente nesse pequeno mundo interior que é uma alma.
O livro de Job adverte-nos que “o homem... é cheio de misérias e nunca fica no mesmo estado”.
Importa, pois, tomeis cuidado com todas essas variações de temperatura moral, e saibais de vez em quando vigiar a vossa alma e o vosso coração. É a obra do Retiro.
As mais das vezes tereis a graça inapreciável de fazer o retiro com as vossas companheiras; então, escutando os conselhos e os avisos do pregador, seguindo a Deus na solidão e no recolhimento, tereis apenas que corresponder às graças que vos forem prodigalizadas nessas horas.
Mas também há moças que, lançadas no mundo, presas por ocupações múltiplas, impedidas por trabalhos que se impõem ou por dificuldades de família, não podem  facilmente seguir os retiros: então deverão pregá-lo a si mesmas, e de grande socorro lhes será este livrinho.
Tomai-o, pois, aceitai-o, este modesto opúsculo, e ele vos conduzirá ao Tabor e vos dará os conselhos de que tiverdes necessidade. Só vos dirá coisas conhecidas, porém a verdade é sempre bela e benéfica. Pôr-vos-á em face dos grandes pensamentos da fé, e em face dos vossos deveres. Far-vos-á entrar em vós mesmas para aí encontrardes a Deus.
E, após esses poucos dias de repouso, de calma e de oração, retomareis aos vossos deveres cotidianos, à luta também, mais fortes e mais alegres, e certamente melhores.
J. B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo