17 de junho de 2015

Meditação sobre o Mundo Interior - Duas Edições


Meditação sobre o Mundo Interior
Alceu Amoroso Lima


Livro de 1955                                      Transcrição do livro de 1954
    143 págs                                                              89 págs


ORELHA do LIVRO

Eis um dos mais harmoniosos e dos mais profundos livros de quantos escreveu ALCEU AMOROSO LIMA, o grande crítico literário que se superou em filósofo autêntico e se realizou em líder intelectual, cuja influência é a maior já alguma vez exercida por um pensador em nossa pátria, pois se estende ao longo de quatro gerações e numa área de atividade que tudo compreende, desde a política e a economia até a vida espiritual mais intensa, a contemplação e a ação religiosa.

Meditações sobre o mundo interior não é livro feito de recortes e, se apareceu antes em jornal, foi sob a forma de capítulos, já elaborados dentro de um plano intencional de unidade. A obra está submetida a uma rota fielmente seguida e a um ritmo que se vai tornando cada vez mais intenso, à medida que as páginas se sucedem. De começo, o Autor fala-nos dos obstáculos que se antepõem, em nossos dias, à realização do mundo interior. São eles representados pelo liberalismo e a licenciosidade, duas corruptelas da verdadeira liberdade, que deve ser defendida como um dos bens supremos do nosso mundo interior; pelo moralismo, que se exprime na primazia das obras, na preeminência da operação sobre o ser, do Ethos sobre o Logos; pelo filosofismo, diminuição da filosofia sob a aparência de a elevar; pelo politicismo, que asfixia a vida interior, enquadrando o homem em instituições onipotentes como o Estado ou em limites instransponíveis como a Sociedade; e pelo economismo, que reduz o homem a um autômato, a uma coisa, a simples instrumento de uma coletividade.
A vitória contra semelhantes obstáculos só se obterá através da restauração dos direitos do mundo interior, o que depende de um tríplice condição: de uma reta concepção da divindade, que se oponha a um tempo, ao deísmo, ao panteísmo e ao ateísmo; da harmonia psicológica ou da sã hierarquia dos três momentos capitais de nosso contato com o mundo, tanto exterior como interior - a inteligência, a sensibilidade e a vontade; e do meio ou das condições que cercam o nosso corpo e o nosso espírito, o alheio, o outro, o não-eu, notas indispensáveis ao nosso perfeito movimento interior.
Estabelecidas assim as exigências para a expansão livre da vida de intimidade da pessoa. ALCEU AMOROSO LIMA fala dos fundamentos do mundo interior: o Silêncio, a Solidão e a Santidade. São os quatro capítulos centrais da obra, e os mais belos. Por isso, não lhe anteciparemos o conteúdo, a fim de que o leitor experimente, em plenitude o seu sabor.
Após referir-me às conseqüências da vida interior bem vivida - ela aguça a sensibilidade, alarga a inteligência e fortalece a vontade - o autor como que deixa transportar pela inspiração de algumas constantes de sua própria meditação, escrevendo, então, sobre a oposição presença-ausência, propriedade acidental do ser que a vida interior permite sentir, conhecer e querer, três capítulos que, por si só, bastariam para colocá-lo ao nível dos maiores filósofos de nosso tempo. E o tom de vivência e profundidade é mantido até o final da obra, mesmo quando, num esforço por retomar a exposição quase racional, ALCEU AMOROSO LIMA tenta expor, mas na verdade transmite ao leitor e faz que este viva com o autor a Sabedoria da vida interior a quatro dimensões: a evocação ou passado, a antecipação ou futuro, a profundidade ou meditação, a elevação ou prece.
Mas diríamos uma falsa idéia da obra se não acrescentássemos que é livro para todo gênero de leitores, qualquer que seja o grau de conhecimento de cada um, pois a cultura e a experiência que lhe servem de alicerce estão de tal modo assimiladas, que o prazer intelectual de sua leitura é superado pelo consolo e edificação que proporcionam as reflexões íntimas, as comparações, os exemplos da vida cotidiana, que entretecem suas páginas.
A verdade é que estas Meditações sobre o mundo interior desvendam-nos, sem que o autor de certo o procurasse ou o desejasse, o mistério do êxito de sua própria vida e da fecundidade de sua atuação. Quem soube, com tal minúcia e de modo tão amplo, descrever o mundo interior, sua natureza, suas condições, suas conseqüências, suas dimensões, seguramente já o realizou em si, através do Silêncio, da Solidão e da procura humilde, tenaz e constante da Santidade. E assim tem podido levar aos outros o fruto de sua intimidade com a Sabedoria.
~ *~
Í N D I C E
Explicação
Cap. 1º - Liberalismo
Cap. 2º - Moralismo
Cap. 3º - Filosofismo
Cap. 4º - Politicismo
Cap. 5º - Economismo
Cap. 6º - O Hóspede
Cap. 7º - Equilíbrio
Cap. 8º - O Meio
Cap. 9º - Silêncio - I
Cap. 10º - Silêncio - II
Cap. 11º - Solidão
Cap. 12º - Santidade
Cap. 13º - Consequências
Cap. 14º - Ausência
Cap. 15º - Presença - I
Cap. 16º - Presença - II
Cap. 17º - Sabedoria
Cap. 18º - Saudade
Cap. 19º - Futuro
Cap. 20º - Meditação
Cap. 21º - A Oração implícita 
Cap. 22º - A Oração explícita

9 comentários:

marcia eliza serrou do amaral disse...

Deve ser lindo esse livro.

Henrique Sebastião disse...

Salve Maria!

Não consigo baixar a Bíblia Sagrada Pe. Matos Soares. O download não inicia.

A_Católica disse...

Salve Maria, Henrique!

Como o arquivo foi melhorado, agora está com marcadores, foi feito novo upload em outro local, pode tentar agora que certamente irá conseguir,

Saudações!

A_Católica disse...

Henrique Sebastião escreveu: De fato, agora foi feito o download sem problemas. Deus vos abençoe e retribua por tão santo trabalho pelo bem das almas.

A_Católica disse...

Desculpe-me Henrique, apaguei seu comentário sem querer, mas o copiei do email e postei aqui.

Agradeço suas palavras e peço-lhe que reze por este apostolado. Conte tb com nossas orações,

Salve Maria!

Bartyra Galvão e Lauar Carvalho disse...

Boa noite. Não sei se o problema está no meu celular, mas não consigo baixar os livros quando esses estão no one drive. Eu geralmente consigo copiar para o iBooks e ler lá. Gostaria de ler esse livro mas como tá no onedrive não consigo. Tem alguma sugestão?queria muito ler esse livro sobre o mundo interior. Obrigada

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Bartyra!

Infelizmente não sei o q pode estar ocorrendo, pq fiz uns testes aqui e tudo funcionou normalmente.

Te aconselho a tente usar outro aparelho para efetuar o download, quem sabe dê certo,

Saudações!

Janislei Oliveira disse...

Infelizmento o download não abre...

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Janislei!

Não há qualquer problema com este link, talvez haja algum pop-up bloqueando o seu acesso ou até mesmo um anti-vírus, se tiver um.

Te aconselho a tentar efetuar o download através de outro dispositivo ou browser para obter este arquivo.

Espero que consiga,

Saudações

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

EM PROL do Clube de leitura masculino

EM PROL do Clube de leitura masculino
Clique na imagem acima! Não deixe de participar desta campanha!

CLUBE DE LEITURA feminino

CLUBE DE LEITURA feminino
Clique na imagem e aproveite a oportunidade de fazer parte do clube!