6 de janeiro de 2020

Cultivemos a alegria, a que nos dá a vida em Cristo


São Francisco de Sales
Cônego F. Vidal
Edição de 1978 - 280 págs

Resultado de imagem para st francis de sales

AS FONTES DA ALEGRIA
São Francisco da Sales não aceita que se seja triste: “Esmerai-vos em vencer todos os humores de melancolia o acabrunhamento”
O seu desejo é que sejamos sempre alegres: “Os Israelitas nunca puderam cantar em Babilônia, porque pensavam no seu país natal; pois, de minha parte, gostaria que cantássemos sempre".

E quer, por isso, que cultivemos em nosso coração a alegria, a que nos dá a nossa vida em Cristo: “Vivei feliz nesse divino Jesus, que é o rei dos anjos e dos homens”. A alegria que nos vem de pertencermos a Deus e aderirmos à sua Santa Vontade: “Que Deus nos torne bem seus, porque firmados nisso seremos muito felizes, e o mais não passa de vaidade e aflição de espirito”
Leia sem pressa estas páginas. Deguste o encanto dessa linguagem saborosa; a simplicidade, o torneio cândido da frase, ainda à procura da sua sintaxe; o frescor das imagens, 0 pitoresco das expressões, a riqueza dos sentimentos, sinceros 0 naturais, a fineza das observações penetrantes, realçadas de quando em vez por uma ponta de humor, e sempre envolvidas num sopro muito cálido de ternura humana, de magnífico espírito, de fé e sobrenatural caridade.
Não procure o rigor de uma ordem lógica na sequência de passagens que lhe são propostas: o que se teve, sobretudo em vista, foi dar numerosos extratos dos escritos de São Francisco de Sales, notadamente das suas Cartas, que no-lo mostram cheio de movimento e de vida. E se se puseram em capítulos diferentes citações que se referem ao mesmo assunto (confiança, cruz, desejos, alegria, securas espirituais), é porque se achou melhor dispersar, a fim de lhes conservar o relevo, ideias que seria fastidioso ler de enfiada.
Vontade de Deus e santidade, simplicidade, humildade, mansidão e afabilidade, paz, eis as grandes ideias sob as quais se agrupam os ensinamentos do santo bispo de Genebra, que ora trazemos de volta nestas páginas.


ÍNDICE
Capítulo I
Vontade de Deus e Santidade
Capítulo II
A Simplicidade no Comportamento Habitual
Capítulo III
A Simplicidade na Adesão à Vontade de Deus
Capítulo IV
A Humildade e a Mansidão
A Paciência consigo mesmo
Capítulo V
A Mansidão para com o próximo
Capítulo VI
A Paz Interior
A Luta contra as Tendências Depravadas da Nossa Natureza
Capítulo VII
A Paz Interior
O Desprezo das Tentações e Mortificação das Singularidades ou Vezos Naturais
Capítulo VIII
A Irradiação da Paz

__________
OBS.: Agradeço de forma especial aos leitores que tornaram possível a esta obra estar aqui. Que São Francisco de Sales interceda por cada um deles e a todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Qualquer quantia tem grande valor!

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

Vocação➡Monja Redentorista

Vocação➡Monja Redentorista
Clique na imagem para obter maiores informações!

Aderindo ao clube através da imagem abaixo você também nos ajuda!

Aderindo ao clube através da imagem abaixo você também nos ajuda!
CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA PARTE!