6 de janeiro de 2020

Cultivemos a alegria, a que nos dá a vida em Cristo


São Francisco de Sales
Cônego F. Vidal
Edição de 1978 - 280 págs

Resultado de imagem para st francis de sales

AS FONTES DA ALEGRIA
São Francisco da Sales não aceita que se seja triste: “Esmerai-vos em vencer todos os humores de melancolia o acabrunhamento”
O seu desejo é que sejamos sempre alegres: “Os Israelitas nunca puderam cantar em Babilônia, porque pensavam no seu país natal; pois, de minha parte, gostaria que cantássemos sempre".

E quer, por isso, que cultivemos em nosso coração a alegria, a que nos dá a nossa vida em Cristo: “Vivei feliz nesse divino Jesus, que é o rei dos anjos e dos homens”. A alegria que nos vem de pertencermos a Deus e aderirmos à sua Santa Vontade: “Que Deus nos torne bem seus, porque firmados nisso seremos muito felizes, e o mais não passa de vaidade e aflição de espirito”
Leia sem pressa estas páginas. Deguste o encanto dessa linguagem saborosa; a simplicidade, o torneio cândido da frase, ainda à procura da sua sintaxe; o frescor das imagens, 0 pitoresco das expressões, a riqueza dos sentimentos, sinceros 0 naturais, a fineza das observações penetrantes, realçadas de quando em vez por uma ponta de humor, e sempre envolvidas num sopro muito cálido de ternura humana, de magnífico espírito, de fé e sobrenatural caridade.
Não procure o rigor de uma ordem lógica na sequência de passagens que lhe são propostas: o que se teve, sobretudo em vista, foi dar numerosos extratos dos escritos de São Francisco de Sales, notadamente das suas Cartas, que no-lo mostram cheio de movimento e de vida. E se se puseram em capítulos diferentes citações que se referem ao mesmo assunto (confiança, cruz, desejos, alegria, securas espirituais), é porque se achou melhor dispersar, a fim de lhes conservar o relevo, ideias que seria fastidioso ler de enfiada.
Vontade de Deus e santidade, simplicidade, humildade, mansidão e afabilidade, paz, eis as grandes ideias sob as quais se agrupam os ensinamentos do santo bispo de Genebra, que ora trazemos de volta nestas páginas.


ÍNDICE
Capítulo I
Vontade de Deus e Santidade
Capítulo II
A Simplicidade no Comportamento Habitual
Capítulo III
A Simplicidade na Adesão à Vontade de Deus
Capítulo IV
A Humildade e a Mansidão
A Paciência consigo mesmo
Capítulo V
A Mansidão para com o próximo
Capítulo VI
A Paz Interior
A Luta contra as Tendências Depravadas da Nossa Natureza
Capítulo VII
A Paz Interior
O Desprezo das Tentações e Mortificação das Singularidades ou Vezos Naturais
Capítulo VIII
A Irradiação da Paz

__________
OBS.: Agradeço de forma especial aos leitores que tornaram possível a esta obra estar aqui. Que São Francisco de Sales interceda por cada um deles e a todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Campanha "COLEÇÃO DE CATECISMOS" (de 6 a 11 anos)

Campanha "COLEÇÃO DE CATECISMOS" (de 6 a 11 anos)
Clique na imagem acima para saber como participar do lançamento! Não deixem de avisá-los de que viram esta postagem aqui. Deus lhes pague!

CLUBE DE LEITURA feminino

CLUBE DE LEITURA feminino
Clique na imagem e aproveite a oportunidade de fazer parte do clube! Não esqueçam de avisá-los de que viram esta postagem aqui! Deus lhes pague!

Devocionário ➜ Latim-Português

Devocionário ➜ Latim-Português
Clique na imagem, adquira o seu e INFORME-OS (pelo chat) que viu a divulgação AQUI, assim você também estará AJUDANDO o blog! Deus lhe pague!