RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

06 janeiro, 2020

Cultivemos a alegria, a que nos dá a vida em Cristo


São Francisco de Sales
Cônego F. Vidal
Edição de 1978 - 280 págs


AS FONTES DA ALEGRIA
São Francisco da Sales não aceita que se seja triste: “Esmerai-vos em vencer todos os humores de melancolia o acabrunhamento”
O seu desejo é que sejamos sempre alegres: “Os Israelitas nunca puderam cantar em Babilônia, porque pensavam no seu país natal; pois, de minha parte, gostaria que cantássemos sempre".

E quer, por isso, que cultivemos em nosso coração a alegria, a que nos dá a nossa vida em Cristo: “Vivei feliz nesse divino Jesus, que é o rei dos anjos e dos homens”. A alegria que nos vem de pertencermos a Deus e aderirmos à sua Santa Vontade: “Que Deus nos torne bem seus, porque firmados nisso seremos muito felizes, e o mais não passa de vaidade e aflição de espirito”
Leia sem pressa estas páginas. Deguste o encanto dessa linguagem saborosa; a simplicidade, o torneio cândido da frase, ainda à procura da sua sintaxe; o frescor das imagens, 0 pitoresco das expressões, a riqueza dos sentimentos, sinceros 0 naturais, a fineza das observações penetrantes, realçadas de quando em vez por uma ponta de humor, e sempre envolvidas num sopro muito cálido de ternura humana, de magnífico espírito, de fé e sobrenatural caridade.
Não procure o rigor de uma ordem lógica na sequência de passagens que lhe são propostas: o que se teve, sobretudo em vista, foi dar numerosos extratos dos escritos de São Francisco de Sales, notadamente das suas Cartas, que no-lo mostram cheio de movimento e de vida. E se se puseram em capítulos diferentes citações que se referem ao mesmo assunto (confiança, cruz, desejos, alegria, securas espirituais), é porque se achou melhor dispersar, a fim de lhes conservar o relevo, ideias que seria fastidioso ler de enfiada.
Vontade de Deus e santidade, simplicidade, humildade, mansidão e afabilidade, paz, eis as grandes ideias sob as quais se agrupam os ensinamentos do santo bispo de Genebra, que ora trazemos de volta nestas páginas.


ÍNDICE
Capítulo I
Vontade de Deus e Santidade
Capítulo II
A Simplicidade no Comportamento Habitual
Capítulo III
A Simplicidade na Adesão à Vontade de Deus
Capítulo IV
A Humildade e a Mansidão
A Paciência consigo mesmo
Capítulo V
A Mansidão para com o próximo
Capítulo VI
A Paz Interior
A Luta contra as Tendências Depravadas da Nossa Natureza
Capítulo VII
A Paz Interior
O Desprezo das Tentações e Mortificação das Singularidades ou Vezos Naturais
Capítulo VIII
A Irradiação da Paz

__________
OBS.: Agradeço de forma especial aos leitores que tornaram possível a esta obra estar aqui. Que São Francisco de Sales interceda por cada um deles e a todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html