26 de março de 2020

Páginas seletas dos antigos escritores eclesiásticos


Cirilo Folch Gomes, O.S.B.
Edição de 1989 - 457 págs



A falta de textos em português, acessíveis aos estudantes de Teologia e a tantas outras pessoas que se interessam pelo conhecimento da antiga literatura cristã, despertou-nos a ideia desta Antologia, cuja 1ª. edição teve boa acolhida.
Não pretendemos fazer obra de erudição, e sim oferecer um panorama de textos seletos, em traduções feitas com seriedade, na base não só do Migne (que geralmente citamos, no intuito de facilitar a localização dos passos), mas, quando possível, das modernas edições críticas.
O critério de seleção adotado foi quase sempre o do valor representativo: páginas onde aparecesse algo de característico de cada autor. A este critério aliamos o do valor doutrinário, para proveito dos estudantes de Teologia, e o da utilidade espiritual, pois são geralmente páginas de grande fé e amor de Deus.
De cada um dos Padres damos somente breve notícia biográfica. Não seria possível estender-nos na interpretação de seu significado histórico, cultural e teológico, dentro dos limites de uma Antologia, que não se substitui a um tratado de Patrística. Assim, certas passagens pedirão a introdução e o comentário de um professor ou a consulta a Manual especializado, para serem devidamente valorizadas pelo leitor que apenas se inicie nas ciências teológicas e na História da Igreja.
Sem desconhecer os limites e imperfeições de nosso trabalho, temos a certeza de que continuará a prestar serviço em nosso meio. Esperamos que outras coletâneas e traduções se sucedam, enquanto não pudermos ter acesso, em edições mais amplas, ao imenso tesouro dos santos Padres.
O Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

Aderindo ao clube você também nos ajuda!

Aderindo ao clube você também nos ajuda!
CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA PARTE!

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo