Pe. Gaston Courtois
Livro de 1956
Fonte do original (incompleto) |
Em todos os tempos, desde sempre, foi dificílima a tarefa de educar. João Crisóstomo dizia que, muito mais difícil do que a tarefa do pintor, que dá vida e cores a uma tela branca, e a do escultor, que tira do mármore bruto uma figura humana ou divina, é a tarefa do educador, que trabalha na alma humana da juventude e dela deve tirar tudo o que a faça vencer na vida. Foi sempre difícil.
Hoje, porém, ninguém o ignora, a tarefa é, de muito e muito, mais difícil. Vivem a criança e o adolescente trabalhados por tudo aquilo que estraga, corrompe ou que torna mesmo quase impossível o trabalho sério do educador.
O educador verdadeiro foi sempre uma criatura rara e, por isso mesmo, extraordinária.
Hoje, o educador verdadeiro, para vencer, deve ser um herói e quase um santo. E se alguma raça pode pretender possuir tais educadores, não será a raça cristã?
3 comentários:
Não consegui baixar este arquivo. Não sei se o problema é com o 4shared pois é o 3º que não consegui baixar de lá. Mas consegui baixar outros, não sei o que há.
Olá, Carol!
Os links foram retificados,
Salve Maria!
Olá, Salve Maria Santíssima do Bom Sucesso! O link do 4Shared quebrou.
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!