Fr. Bellouard, O. P.
Transcrição do livro de 1950
Fonte da Transcrição |
"A juventude e a mocidade que vão saindo de nossas escolas necessitam de um sentido de vida, e só a Igreja pode e sabe dar-lho. Temos que fazer um esforço desesperado de modo a apresentarmos a próxima geração um pouco melhor, pelo menos um pouco melhor que essa que anda por aí. E só a mulher [...] não essa mulher sabida, petulante, masculinizada, que enche as praias de carne exposta, as calçadas de borrões de tinta, as confeitarias de maritacas, e as repartições públicas de criaturas avoadas, enfeitadas, quase inconscientes, ou no afã de matarem o tempo, ou na ânsia de conquistarem pecúnia para seus balagadans, em todo o caso fugindo desabridamente das responsabilidades do lar, das maçadas da cozinha, das mais que maçadas dos filhos.
A mulher cristã, que sabe guardar bem guardado o tesouro da fé, [...] que sabe viver a vida recatada e composta das mulheres que se prostravam diante de Jesus, humildes e confiantes [...]. A mulher coluna temente de Deus, último fim, razão máxima, objetivo primacial [...] Deus mártir no Filho, glorioso em Maria, crucificado todos os dias em altares por todos os homens, mas, afinal de contas, ressuscitado todos os dias nos exemplos de fé e heroísmo, nas renúncias, nas abnegações, nos cilícios, nos martírios de filhas, de noivas, de esposas e mães que trazem a noção do papel que lhes foi distribuído para o grande drama da vida humana... que é também epopéia.
O Padre Bellouard tem o jeitinho de falar às jovens. Conhece bem a alma feminina. Sabe onde dói a ferida. E dirige-se à donzela cristã de nossos tempos com a gravidade, mas também com a carícia de um pai que se desvela pelos pequerruchos."
Um comentário:
Esse livro deve ser contextualizado, mas ao mesmo tempo, tem a sua atualidade. As coisas evoluíram. A tecnologia a cada dia supera-se> De tal modo que a exaltada Ciências exatas, não tem mais tanta certeza.
Acompanhado as inovações das tecnologias interespaciais, os valores cristão estão sofrendo ataques. Vejam as mudanças sofridas, tive que adicionar no dicionário do PC vários neologismos. Estamos enfrentando uma crise de valores. A ética cristã está sendo atacada. Leis do divórcio, direito de aborte, embriões para uso cirúrgico. Não sei se o autor ainda é vivo. Se o for morrerá de tristeza por ver tanta sem-vergonhice a ponto de permitir-se por parte dos pais o prostíbulo dentro da sua própria casa. A pureza deixou de existir. Atacam até pre-adolescentes. Parece que se avizinha o fim de uma era. E o desastre consequente é eminente. Estão adotando a ética dos grandes pensadores gregos.E, vocês sabem que ela contrariam todos os os princípios cristãos. A continuar assim, quererão nos obrigar a aceita pessoas , não individualmente pois a amamos, mas cujo comportamento chocam-se com ideal de pureza e santidade cristã. Meus irmão, do jeito que corre os acontecimentos e aprovações de leis conflitantes, parece que teremos de voltar a reunir-se nas catacumbas, nomeio do mato, nas cavernas. O martírio já recomeçou. Fica o alerta.
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!