RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

24 setembro, 2011

Coleção "Vozes em Defesa da Fé" - Caderno 33

História de uma Instituição Controvertida
Pe. José Bernard, SJ.
Vozes em Defesa da Fé - Caderno 33
Transcrição do livro de 1959 - 32 págs


INTRODUÇÃO

Uma das acusações que sem cessar se levantam contra a Igreja Católica é a de ter terrorizado os povos cristãos pela "sinistra instituição da Inquisição". As incriminações proliferam em meio de uma ignorância histérica quase completa. Sem conhecimento de causa fala-se de inocentes perseguidos, prisões, torturas, fogueiras... Só a palavra Inquisição incute misterioso terror.
Nos nossos estudos sobre Galileu Galilei, condenado pela inquisição Romana, sentimos a necessidade de aprofundar e esclarecer os conhecimentos sobre o órgão jurídico que tomou em mão o caso do célebre pisano (Ver: Galileu Galilei à luz da História e da Astronomia. Editora Vozes).
Muitas vezes até é ignorado o fato de ter sido a Inquisição um tribunal, e é este o caráter que lhe dá a grande impopularidade. Qualquer tribunal de justiça é odiado pelos criminosos, receando pelos cidadãos honrados que se sentem difamados quando citados pelo juiz; finalmente, por falsos sentimentos humanitários, são difamadas as sentenças judiciárias como desumanas, esquecendo-se que qualquer sanção das leis deve ser dura, para intimidar os malfeitores e proteger os inocentes, e as sanções que os nossos antepassados julgavam necessárias eram realmente duras e hoje incompreensíveis. Foram estas as razões que geraram contra a Inquisição a atmosfera de ressentimento e repulsão, fomentada por propaganda malévola e favorecida pela incompreensão das suas finalidades e efeitos salutares.
A aversão contra o espetro sinistro do tribunal da fé é tão geral, que os próprios católicos, fiéis à sua Igreja, dela participam, influenciados por uma constante propaganda maliciosamente tendenciosa. Muitos confundem a imutabilidade do dogma católico com a disciplina eclesiástica. Considerando a Igreja como imutável, afirmam estar ela ainda hoje nas mesmas disposições como em séculos passados, e pronta para perseguir os dissidentes com torturas e fogueiras. Tais acusadores não sabem distinguir o essencial do acidental. Sabemos que o islamismo, fiel às doutrinas de Maomé, considera da sua essência submeter todo o mundo a ferro e fogo. Ainda recentemente os ulemás do Paquistão se opuseram a uma constituição favorável a adeptos de outras religiões, declarando que o mundo islâmico continua ainda hoje em pé de guerra com todos os infiéis. A propagação da Igreja Católica é também uma característica essencial e imutável, mas processa-se por meios persuasivos. A sua defesa contra os hereges, e em particular a modalidade desta defesa incorporada na Inquisição, é um ato disciplinar e acidental, sujeito a variações e ab-rogações. Na sua disciplina a Igreja se adapta às circunstâncias do lugar e do tempo. Ninguém pensa mais em restaurar a Inquisição e menos ainda seus métodos. Estes pertencem definitivamente ao passado.
Não é fácil remediar a ignorância que reina sobre este assunto de dificílima explicação. Raros são os autores católicos que ousam abordá-lo, desesperando desde o início de poder introduzir o leitor num mundo completamente alheio ao nosso, incompreendido até por muitos historiadores. "Para compreender a Inquisição, é preciso formar-se uma alma ancestral" (Dictionnaire de Théologie Catholique).
As linhas que seguem não pretendem dar um conspecto histórico completo, mas só auxiliar, na medida do possível, a compreensão daquele fenômeno histórico. A disposição da matéria obedece a este intuito. Algumas repetições foram inevitáveis. Começamos com algumas explicações e ponderações preliminares.
Cumprimos ainda com o grato dever de agradecer ao Pe. Dr. Frederico Laufer, S. J., Professor da História Eclesiástica, a valiosa colaboração e orientação.



__________
OBS.: Agradeço ao leitor Ricardo pelo envio deste arquivo. Que Nossa Senhora  lhe recompense a generosidade de transcrever este livro para que muitas almas tivessem acesso!

20 comentários:

Henrique Rossi disse...

Já baixei e lerei com calma. Muito obrigado pela disponibilização do texto.

CrisTan disse...

Olá, Henrique!

Alegro-me em receber seu comentário!
Que tudo seja feito sempre para maior Glória de Deus e de Sua Mãe Santíssima!


Saudações!

vetorazzi disse...

Obrigado por compartilhar tua biblioteca! Que a Santíssima Trindade o abençoe!

CrisTan disse...

Amém!
:-)

Unknown disse...

Baixando!!! Muito obrigado por esse Site Maravilhoso para o Nosso Crescimento interior, pessoal humano, Deus lhe abençoe!!!

Paulo Ricardo Costa (roquegambit) disse...

Não é possível baixar mais

CrisTan disse...

Tente agora..

Anderson Bentes disse...

Nossa Mãe Maria!!!! Estou maravilhado com tantas obras para estudar... Vou repassar pro meu grupo de jovens. Obrigado mesmo a todos vocês que fizeram esse lindo trabalho. Vou divulgar por toda net :)

Paz e Bem a todos

Anderson Bentes disse...

Santa Maria mãe de Deus! Eu estou maravilhado com tantas obras lindas e excelentes para estudar. Vou divulgar agora esse site e estudar esses livros com o grupo de jovens.
OBRIGADÃO MESMO!
Paz e Bem

CrisTan disse...

Salve Maria, Anderson!

Aproveite tudo mesmo!!!!!

Saudações!

Apraze-me frase disse...

Link quebrado

CrisTan disse...

Salve Maria!

Siga o passo-a-passo do blog no link abaixo e certamente irá conseguir, pois o link está ativo e o download pode ser efetuado sem problemas,

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/p/passo-passo-para-efetuar-o-download.html

Saudações!

Unknown disse...

Como baixar o livro? Fazer o download

CrisTan disse...

Salve Maria, Pedro!

Todos os passos para efetuar o download estão neste link:

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/p/passo-passo-para-efetuar-o-download.html

Mas, no geral, basta vc clicar no título do livro, em azul, e fazer o download a partir do porta-arquivos para onde vc for direcionada.

ATENÇÃO: Não salve nada com a extensão ".exe" salve apenas os arquivos com extensão ".pdf".
Aproveito para lhe pedir que, ao efetuar qq download, não deixe de contribuir conosco para que mais obras possam ser postadas,

Saudações!

Anônimo disse...

Esse padre morreu quando? Não acho nada sobre ele...

Alexandria Católica disse...

Boa Tarde!

Não sei lhe dar esta informação no momento, pois nunca fui em busca destas informações, mas as obras dele são bem interessantes.

Saudações!

Unknown disse...

O link não está funcionando

Alexandria Católica disse...

Link reativado,

Saudações!

Anônimo disse...

Olá! A "Livraria Escolástica" a qual eu achei pelo banner de vocês disse que vai publicar esse livro em Outubro. Vcs podem me dizer se a editora é confiável para comprar? Porque eu não consigo ler no pc, só livro físico. Dói minha vista...

Alexandria Católica disse...

Boa Tarde!

Eu não possuo livros dessa Livraria para lhe dizer com propriedade sobre o conteúdo, mas acredito na seriedade do proprietário dela que busca divulgar livros importantes.

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html