Santo Agostinho
Livro de 1999 - 201 págs
Resumo do Conteúdo
O De sancta virginitate é considerado um valioso tratado sobre o estado de virgindade. Disserta S. Agostinho, na primeira parte, a respeito da virgindade em si mesma, da qual Cristo e Maria são modelos perfeitos (caps. 2-6). Estabelece, a seguir, a superioridade da consagração a Deus pela virgindade, acima do estado matrimonial (caps. 7-15). O casamento, certamente, não é um mal e não é verdade que S. Paulo o tenha condenado (caps. 16-21). Nesse sentido, valer-se das palavras do Apóstolo (l Cor 7,7-40) para levar os fiéis à escolha do celibato é certamente erro. E, na verdade, as virgens não renunciam ao casamento para se livrarem das preocupações da vida conjugal. Mas sim, por amor ao Reino e em vista da recompensa excelente que as espera (caps. 22-23). O Evangelho, o apóstolo Paulo e Isaías atestam que um lugar melhor está reservado aos que levarem, aqui na terra, vida angélica. Somente eles seguirão o Cordeiro onde quer que vá (caps. 24-30).
A segunda parte do opúsculo (caps. 31-56) é toda ela dedicada à consideração da humildade, tão necessária ao estado virginal. E preciso que o grande dom da virgindade seja protegido, como todos os dons divinos, pela humildade. É em razão mesmo de sua excelência que será necessário precaver a virgindade do orgulho (caps. 31-37). A humildade das virgens se alimentará do temor salutar e do sentimento de sua própria fraqueza (caps. 38-39). Essa fragilidade, Deus a preveniu, e as virgens podem dizer que foi para excitar sua caridade que antecipadamente as suas faltas lhes foram perdoadas. Foram preservadas do pecado, por pura graça. A gratuidade dos dons divinos é, pois, o grande motivo de toda humildade (caps. 40-42). Não será preciso que a virgem consagrada a Deus se preocupe em aquilatar o quanto sua condição está acima da do casamento ou da viuvez (caps. 43-44). Por certo, a virgindade em si é estado superior, mas enquanto não for provada — em face do martírio, por exemplo — a virgem não poderá se supor melhor do que qualquer outra pessoa (caps. 45-47). Além do mais, ninguém saberá, sem mentira, dizer-se isento de pecado e gabar-se de escapar da fragilidade humana (caps. 48-50). Se a caridade é a guardiã da virgindade, a humildade é como a moradia dessa guardiã (cap. 51). Essa virtude inspira santas atitudes, torna dócil ao Mestre divino e temerosa de si mesma. Transfigura toda a vida moral, guarda zelosamente o coração só para Cristo. E Agostinho termina esta joia de tratado com uma admirável exortação ao amor de Cristo (caps. 51-56).
OBS.: Esta obra só foi possível ser postada graças a generosidade de uma leitora que "busca ser uma oferta agradável à Deus"
Que Nossa Senhora te abençoe sempre, pois para muitas pessoas este livro poderá ser útil e Ela que é, a Virgem das Virgens, certamente lhe recompensará por isto!
~* ~* ~* ~
OBS.: Esta obra só foi possível ser postada graças a generosidade de uma leitora que "busca ser uma oferta agradável à Deus"
Que Nossa Senhora te abençoe sempre, pois para muitas pessoas este livro poderá ser útil e Ela que é, a Virgem das Virgens, certamente lhe recompensará por isto!
13 comentários:
O Link não está abrindo...
Salve Maria !!!
Tente agora....
Salve Maria!
Infelizmente não está abrindo o link...
Qual o problema que você está tendo quando é direcionado ao 4Shared?
Desculpe a demora em responder. Quando eu clico no link a página fica em branco, aparece o link do 4shared mas não entra na página...
Fiz umas mudanças, por favor, tente novamente.
Agora funcionou! Muito obrigado!
Que bonitinho, vocês disponibilizam para nós!
Sou uma novata desses estudos, estou um pouco perdida, mas vou me encontrando. Adorei o blog!
super obrigada!
não consigo baixar
Salve Maria!!
Você precisa ter uma conta no 4shared para poder baixar, mas é simples, basta cadastrar um email e terá acesso a todos os arquivos.
Saudações!
obrigada consegui
Não estou conseguindo baixar o arquivo.
"O link para o arquivo que você solicitou não é válido."
Tente agora que certamente irá conseguir,
Saudações!
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!