Livreto de 1993 - 32 págs
Seus filhos ou seus alunos
são dos que assistem quatro, cinco ou até seis horas de TV por dia?
Psicólogos, médicos,
estudiosos, especialistas afirmam: a TV atual tende a formar homens padronizados,
sem profundidade mental, sem personalidade definida, sem princípios, sem convicções,
sem fibra.
Uns robôs, incapazes de
resolver ou enfrentar os problemas da vida, por estarem postos num mundo irreal
e de fantasia por estímulo de inúmeros programas de TV.
Previna-os contra isto! Foi
para o ajudar a orientá-los que publicamos esta monografia.
O
Amanhã de Nossos Filhos
INTRODUÇÃO
A televisão — tal como existe hoje —
exerce uma ação formadora ou deformadora junto aos escolares?
É esta uma pergunta polêmica, que tem
sido objeto de numerosos artigos, debates, simpósios e entrevistas.
Mas pouca divulgação se fez entre nós das
conclusões a que chegaram a esse respeito psicólogos, cientistas, médicos,
professores e pedagogos, especialistas nessa matéria.
Esta lacuna, pretende contribuir para
preenche-la O Amanhã de Nossos Filhos,
com a publicação do presente fascículo.
Temos certeza de que as revelações aqui
contidas poderão ser úteis a pais e mestres. Mas também aos alunos que,
envolvidos
pelo fascínio da televisão, podem não perceber "certas coisas" que se passam dentro de si mesmos. E muitas vezes nem eles, nem seus pais, nem seus professores sabem explicar o porquê delas.
pelo fascínio da televisão, podem não perceber "certas coisas" que se passam dentro de si mesmos. E muitas vezes nem eles, nem seus pais, nem seus professores sabem explicar o porquê delas.
PERDA
DO HÁBITO DA LEITURA
Esse fenecimento da linguagem tem implicações com a perda do hábito de
leitura, uma das principais fontes de um bom vocabulário.
Mary Winn estuda a importância
desse hábito na formação das crianças e mostra como ele é quebrado pela TV. O
comentário é transcrito do interessante artigo TV drogue ou a droga TV,
publicado na revista "Rainha" (Julho/91), de Porto Alegre:
"A televisão também pode
esclerosar a atividade e o desenvolvimento mental da criança, se tomar o lugar
da leitura.
"A partir da história que
leu, ela cria em sua mente em desenvolvimento um determinado personagem. Seu
espírito se ativa, procurando as características humanas no personagem
idealizado. Tais experiências — tão necessárias às atividades da imaginação
infantil — não acontecem, em absoluto, na televisão, que fornece as imagens
realizadas.
"Hoje em dia, por causa da
televisão, crianças e adultos leem muito pouco. Claro, é mais fácil ficar vendo
as imagens coloridas falando, dançando, fazendo suas proezas. E quando lêem,
mostram-se preguiçosas, pois a televisão não lhes dá a oportunidade e mostra
que não há necessidade de que se concentrem tanto, se tudo é mais fácil no
vídeo.
"No entanto, a leitura, encarece Mary
Winn, é um imprescindível instrumento de desenvolvimento pessoal e de liberdade
de expressão e pensamento, enquanto a televisão transforma a criança em escravo
de um horário e, mais do que isto, de um mundo imaginário, para não dizer
irreal, que nada tem a ver com a autêntica realidade do mundo infantil"
~ * ~
ÍNDICE
Introdução
TV: uma "escola", mas de quê?
TV e sua influência no universo infantil
Ritmo natural do desenvolvimento de uma
criança
A força das primeiras impressões
A pedagogia sempre respeitou os ritmos
normais da mente infantil
O desenvolvimento natural do aluno
facilita a tarefa do professor
Os ritmos da TV e a demolição da psique
infantil em curso
Supervelocidade da TV
A supervelocidade não deixa tempo para refletir
A supervelocidade lesa a mente da criança
TV e destruição do senso crítico
TV, uma escola de imbecilização e de
"analfabetismo funcional"
TV apresenta problemas impróprios para a
psique das crianças
Impacto negativo das cenas eróticas e
violentas
Pode degenerar em drogas
Estimula as reações primária
Visão mentirosa da vida e do estudo
Diminuição da capacidade de memorização
TV e escola, uma concorrência desleal
Fenecimento do vocabulário e da conversação
O professor, um espetáculo a mais
Decadência nos vestibulares
Perda do hábito da leitura
A TV e o cansaço nas crianças
TV no quarto: crime contra o cérebro
infantil
A TV e a evasão para o irreal
Super-heróis,o contrário dos "contos
de fadas"
O que se forma é o neo-bárbaro
A TV e a conaturalidade com o monstruoso
e o horrendo
O sucesso escolar não interessa mais
Efeitos semi-hipnóticos da TV assemelham-se
aos da droga
Na conclusão, um desafio e uma proposta
Notas
__________
OBS.: Agradeço ao leitor André Renato por esta digitalização. Que muitas almas sejam beneficiadas com mais leituras, pois uma coisa é certa: os resultados escolares estão na proporção inversa do número de horas passadas diante da televisão.
Um comentário:
Salve Maria. Aproveito o tema do livro para indicar esse documentário Norte Americano sobre os efeitos da Propaganda/Televisão sobre as crianças http://www.youtube.com/watch?v=plcVyx6V7ms; vale realmente a decisão de afastar esse aparelho de nossas casas.
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Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!