RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

10 julho, 2022

"É pelas mulheres que um povo ascende ou desce"

 
Leon Rimbault
Missinário Apostólico
Edição de 1940 - 320 págs


Prefácio

 Houve quem dissesse a profunda palavra: “Cabe aos homens o construírem a grandeza de um povo, mas é pelas mulheres que um povo ascende ou desce.”

Com efeito. Se isso foi verdade sempre, é-o, mais que nunca, nos tempos que correm. Já passou a hora das ociosas discussões. Mais do que nunca está em jogo a causa de Deus em nossa pátria estremecida. São inúmeros os inimigos que invadem a fronteira da moralidade que herdamos dos nossos pais. Forças ingentes se conjugam contra as convicções que tanto acalentamos, contra os costumes que contornavam os nossos berços.

E não são parágrafos que conseguem reprimir a avalanche do mal, não é a polícia que vale arrostar o inimigo que espalha o joio por entre a seara. Não. É a mulher cristã, é a riqueza da alma feminina, abeberada nas fontes salutares do Cristianismo, em cujas mãos está o conjurar da invasão infernal. É no coração feminino, culto e formado de acordo com suas justas aspirações, que se esbarram todas as maquinações do Inferno e das cortes.

Na História do mundo e no mundo da História não há nada que tanto se confirme, como o poder inexpugnável da mulher que As heroínas do dever dedica a riqueza de sua sensibilidade e fervor de seu entusiasmo, os encantos de todo o seu ser à defesa de uma causa ou à vitória de uma batalha. Não há quem lhe resista.

Se é verdade o que Goethe diz, que o eterno encanto da mulher é que nos fascina a todos, é PELA MULHER que o mundo pode sarar, quando esta for possuída de todo o alcance de sua missão e lhe devotar todo o potencial riquíssimo de suas energias.

Forçoso é, entretanto, que nada lhe falte para este elevadíssimo mister. Todos os seus atributos naturais devem ser cultivados para serem concentrados na suprema finalidade: a cristianização da sociedade.

Eis, senhoras brasileiras, a razão de ser deste livro preciosíssimo. Espalha a luz do Evangelho sobre vossas almas para despertar-lhes as energias que valem magnetizar e — digo mesmo — revolucionar o mundo para a causa de Deus. Em toda a magnificência descortinam estas páginas ante vós o sublime ideal que o Criador vos há confiado. As energias, porém, que após o estudo deste livro sentireis estuar em vosso sangue, não mais vos abandonarão. Redundarão em prol da vossa família, em prol da sociedade, em prol de todo o nosso amado Brasil.

Destinado, no original, às senhoras francesas, não é com menos acerto que a vós se dirige. Tendes os mesmos dotes, as mesmas energias latentes a aguardarem a orientação segura dos ensinamentos da Igreja. E, em oferecendo este livro às SENHORAS BRASILEIRAS, não fazemos senão seguir a tradição da IGREJA CATÓLICA, felizes e ufanos de prestar às mulheres das classes dirigentes a honra de que as tem cercado de São Jerônimo a São Francisco de Sales, de Fénelon a Lacordaire, e Dupanloup todos os séculos cristãos.

É, pois, nas mãos de todas as donzelas e senhoras brasileiras que desejávamos ver este livro valioso. Bem meditado e seguido, porém, dar-nos-á a benção desta elite aguerrida de HEROÍNAS DO DEVER que tão extraordinária, tão incomensurável, tão estupendamente tem entrado a determinar, na História do Cristianismo, o curso para a ascensão dos povos.

P. LACROIX


ÍNDICE

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

Do dever

As que pensam

As que vibram

As que amam

As que choram

As que rezam

As que trabalham

As que lutam

Genoveva e as virgens do lar

Clotilde e a mulher-apóstolo

Branca de Castela e as mães

Joana D’arc e o patriotismo


3 comentários:

Paulo disse...

Excelente livro. Muito obrigado por partilhá-lo.

Alexandria Católica disse...

Bom Dia, Paulo!

Agradeço o comentário e aproveito para lhe pedir que não deixe de rezar por este apostolado.

Deus lhe pague!

Querido Paraná disse...

É um retrato dos dias atuais. Mas a grande maioria das mulheres sequer sabem do perigo e a loucura de tantas mulheres militantes na destruição das pessoas, no ódio aos homens, ódio até mesmo contra os próprios filhos (meu corpo, minhas regras). Que estas mulheres mundanas possam ser iluminadas por Deus, para que vejam o possível destino de suas almas: a separação eterna de Deus.

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html