ÍNDICE
Prólogo
Indicações bibliográficas
PRIMEIRA PARTE
CARACTEROLOGIA GERAL
Capítulo
I: Noções preliminares
Capítulo
II: Caracterologia Heymans - Le Senne
I- O que se entende por
"caráter"
II - Os elementos constitutivos do
caráter
Capítulo
III: Os elementos fundamentais
I - Emotividade
II – Atividade
III - Ressonância das impressões
Ressonância primária
Ressonância secundária
Nota final sobre os três elementos
fundamentais
Capítulo
IV: Os elementos suplementares
I - Campo da consciência
1. Campo "largo"
2. Campo "estreito"
II - Os outros três elementos
acessórios
1. Natureza do objeto para o qual se
tende
2. Forma da inteligência
3. Paixões
Capítulo
V: Classificação dos caracteres segundo
Le Senne
SEGUNDA
PARTE
CARACTEROLOGIA
ESPECIAL
Capítulo
VI: Quadro e critério da descrição do caráter-tipo
I - No plano humano
II - No plano sobrenatural
Conclusão
Secção
Primeira
OS
EMOTIVOS não-ATIVOS: E-nA
Nota introdutória
Capítulo
VII: E-nA-P: Nervoso
I - No plano humano
A.
Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B.
Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A.
Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B.
Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual –
Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida
de comunidade – Apostolado
Conclusão
Capítulo
VIII: E-nA-S: SentimentalI - No plano humano
A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão
Secção
Segunda
OS
EMOTIVOS-ATIVOS: E-A
Nota introdutória
Capítulo
IX: E-A-P: ColéricoI - No plano humano
A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão
Capítulo
X: E-A-S: ApaixonadoI - No plano humano
A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão
Exemplos
Secção
Terceira
OS
NÃO-EMOTIVOS ATIVOS: nE-A
Nota introdutiva
Capítulo
XI: nE-A-P: SanguíneoI - No plano humano
A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão
Capitulo
XII: nE-A-S: FleumáticoI - No plano humano
A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão
Secção
Quarta
OS
NÃO-EMOTIVOS NÃO-ATIVOS: nE-nA
Nota introdutiva
Capitulo
XIII: nE-nA-P: AmorfoI - No plano humano
A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão
Capítulo
XIV: nE-nA-S: ApáticoI - No plano humano
A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão
Capítulo
XV: Orientações práticas para o trabalho do diretor
O Diretor Espiritual E-nA-P
O Diretor Espiritual E-nA-S
O Diretor Espiritual E-A-P
O Diretor Espiritual E-A-S
O Diretor Espiritual nE-A-P
O Diretor Espiritual nE-A-S
O Diretor Espiritual nE-nA-P e nE-nA-S
Conclusão final
Apêndice: Linhas-mestras da psicologia masculina
e feminina
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