26 dezembro, 2022

Para a educação no plano humano e sobrenatural

Luigi-Maria Rossetti, O.M.I.
Edição de 165 - 176págs

Três pontos são o objeto e a preocupação do presente estudo:

a clareza: de modo que mesmo aqueles que não tenham feito estudos especiais possam entender tudo facilmente: seguiremos, portanto, um esquema preciso e idêntico para todos os tipos de caráter.

propor noções que se apoiem em critérios científicos: será a única maneira de garantir o sentido experimental de quanto exporemos;

a brevidade: a qual permitirá reter facilmente as noções fundamentais gravadas e, na medida do possível, aplicá-las com resultados positivos.

Tudo isto queremos apresentá-lo aos leitores, não como conclusões estritamente científicas, mas antes à guisa de indicações, como uma "pista" a seguir, que facilite, sobretudo, o diagnóstico e a classificação de um determinado caráter; para passar depois a educá-lo, primeiro, no plano humano, e depois elevá-lo ao plano sobrenatural.

Pode, pois, este livro ser considerado como um guia prático - seu título já o, expressa - ou como um vademecum.


~* ~

ÍNDICE

Prólogo

Indicações bibliográficas

PRIMEIRA PARTE

CARACTEROLOGIA GERAL

Capítulo I: Noções preliminares

Capítulo II: Caracterologia Heymans - Le Senne

I- O que se entende por "caráter"
II - Os elementos constitutivos do caráter

Capítulo III: Os elementos fundamentais

I - Emotividade
II – Atividade
III - Ressonância das impressões
Ressonância primária
Ressonância secundária
Nota final sobre os três elementos fundamentais           

Capítulo IV: Os elementos suplementares

I - Campo da consciência         
1. Campo "largo"
2. Campo "estreito"       
II - Os outros três elementos acessórios
1. Natureza do objeto para o qual se tende
2. Forma da inteligência
3. Paixões      

Capítulo V: Classificação dos caracteres segundo Le Senne

SEGUNDA PARTE

CARACTEROLOGIA ESPECIAL

Capítulo VI: Quadro e critério da descrição do caráter-tipo

I - No plano humano
II - No plano sobrenatural             
Conclusão

Secção Primeira

OS EMOTIVOS não-ATIVOS: E-nA

Nota introdutória

Capítulo VII: E-nA-P: Nervoso

I - No plano humano
A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão

Capítulo VIII: E-nA-S: SentimentalI - No plano humano

A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão

Secção Segunda

OS EMOTIVOS-ATIVOS: E-A

Nota introdutória

Capítulo IX: E-A-P: ColéricoI - No plano humano

A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão

Capítulo X: E-A-S: ApaixonadoI - No plano humano

A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão
Exemplos

 Secção Terceira

OS NÃO-EMOTIVOS ATIVOS: nE-A

Nota introdutiva

Capítulo XI: nE-A-P: SanguíneoI - No plano humano

A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão

Capitulo XII: nE-A-S: FleumáticoI - No plano humano

A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão

Secção Quarta

OS NÃO-EMOTIVOS NÃO-ATIVOS: nE-nA

Nota introdutiva

Capitulo XIII: nE-nA-P: AmorfoI - No plano humano

A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão

Capítulo XIV: nE-nA-S: ApáticoI - No plano humano

A. Notas psicológicas
1º Descrição do caráter-tipo
2º Qualidades
3º Defeitos
4º Resultante caracterológica
5º Valor dominante
Exemplos históricos
Observação sobre os subtipos
B. Educação psicológica
1º Atitude do educador
2º Processo de seu método educativo
3º Valor a conseguir
II - No plano sobrenatural
A. Disposições caracterológicas em face da vida sobrenatural
B. Como apresentar a vida sobrenatural
Em geral
Em particular: Direção espiritual – Piedade – Ascética - Vida religiosa - Pobreza – Castidade – Obediência - Vida de comunidade – Apostolado
Conclusão

Capítulo XV: Orientações práticas para o trabalho do diretor

O Diretor Espiritual E-nA-P
O Diretor Espiritual E-nA-S
O Diretor Espiritual E-A-P
O Diretor Espiritual E-A-S
O Diretor Espiritual nE-A-P
O Diretor Espiritual nE-A-S
O Diretor Espiritual nE-nA-P e nE-nA-S
Conclusão final

Apêndice: Linhas-mestras da psicologia masculina e feminina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html



RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS