O que é um Apoftegma?
“Apophthegma” é uma palavra grega que significa “dito breve”, por conseguinte é a designação de sentenças breves proferidas por antigos cristãos que viviam no deserto, praticando oração e ascese; eram sentenças que propunham uma doutrina, uma norma de vida espiritual, ou narravam um episódio instrutivo, edificante, da vida desses ascetas; referiam assim ditos ou feitos de famosos homens de virtude.
Os Apoftegmas nos transferem para o Egito ou, mais raramente, para o próximo Oriente (península do Sinai, Palestina) dos séculos IV/V. É então aí que começa a florescer o modo de vida cristã que é o Monaquismo: cristãos das cidades se retiravam para o deserto, onde passavam a residir a sós ou em comunidade (cenóbio), a fim de ser entregarem totalmente a Deus, orando e purificando-se dos vícios com mais desimpedimento.
Abade
Antão
“O santo Abade Antão, certa vez sentado no deserto, foi acometido de acídia e grande turbilhão de pensamentos; disse então a Deus: “Senhor, quero ser salvo, e não me deixam os pensamentos; que farei na minha tribulação? Como serei salvo?” Pouco depois, levantando-se para sair, Antão viu alguém, semelhante a ele mesmo, sentado e trabalhando, a seguir levantando-se do trabalho e rezando, para de novo sentar-se e tecer a corda, e mais uma vez levantar-se para a oração; era um anjo do Senhor mandado para reerguer e robustecer Antão. Ora, este ouviu o anjo dizer: “Faze assim, e serás salvo”. Ao ouvir isto, Antão muito se alegrou e animou, e, assim fazendo, era salvo.”
Abade João Curto
Quando
certo dia estava sentado diante da igreja, cercaram-no os irmãos, e
interrogavam-no a respeito dos pensamentos dele. Ao ver isto, um dos anciãos
foi tomado de inveja e disse-lhe: “Tua taça, ó João, está cheia de veneno”.
Respondeu o Abade João: “De fato é assim, ó Abade; e, isto, tu o dizes porque
não visto senão o exterior; se viesses o que está dentro (de mim), que dirias?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!