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01 setembro, 2023

Biblioteca da Mulher - Volume 4

Paulo Combes
Edição de 1934 - 219 págs

Introdução — O «Livro da Educadora» não pode confundir-se com o «Livro da Mãe», como o «Livro da Dona de Casa» se não pode confundir com o «Livro da Esposa» — O «Livro da Esposa» e o «Livro da Mãe» têm essencialmente por objeto a feição afetiva, íntima, do papel da esposa e da mãe; os outros dois tratam do seu papel positivo; ativo, prático — da exteriorização do seu afeto.

Capítulo I Começo da educação materna: A missão da educadora começa logo que a criança nasce. É preciso desde princípio incliná-la para bons hábitos que constituam uma «segunda natureza».

Capítulo IIPrimeiras noções do esforço: O esforço, necessidade absoluta de toda a existência, será a primeira coisa a que a mãe deve habituar a criança. As primeiras palavras da criança: importância da boa pronúncia. Disciplina das qualidades naturais — a disciplina por lições de coisas.

Capítulo IIIAs perguntas da criança: A educadora deve brincar e conversar com a criança. — Não deve deixar sem resposta nenhuma das perguntas que ela fizer. Como deve responder.

Capítulo IVDesenho, escrita, leitura: A história da humanidade, a experiência e a lógica demonstram que a criança deve começar por aprender a desenhar, aprendendo depois a escrever e a ler ao mesmo tempo. — Os melhores métodos de desenho, escrita e leitura. O que a criança deve desenhar, escrever e ler.

Capítulo VEducação familiar: A família é o meio natural da educação, mas não é suficiente, e ninguém se deve restringir exclusivamente a ele. A educação familiar e a educação extrafamiliar.

Capítulo VIEducação extrafamiliar: A missão da mãe educadora não é por forma alguma deprimida pela educação que a criança recebe fora da família. Pelo contrário, continua a ser preponderante.

Capítulo VIIEducação dos jovens antes de entrarem na vida activa: Vigilância da educadora sobre todos os atos da vida dos seus filhos já crescidos. Como ela se exerce; fim que tem em vista. Como a educadora prepara os filhos para entrar na vida.

Capítulo VIIIEducação dos filhos quando já na vida ativa: A mãe continua a guiar os filhos em todas as circunstâncias da vida.

Capítulo IXA mãe fica sempre educadora dos filhos: O seu papel até à sua morte.

Capítulo XA mulher educadora social: O papel educador da mulher pode exercer-se em toda a parte, tanto na família, como fora da família.

Conclusão — A missão da educadora é das mais importantes que a mulher pode ter. Se lhe proporciona menos alegrias íntimas do que as missões de esposa e de mãe, dá-lhe, em compensação, mais grandeza e uma felicidade de ordem mais dignificante, atingindo as puras glórias da dedicação e do sacrifício.

~* ~
ÍNDICE

Cap. I — Princípio da educação maternal
Cap. II — Primeiras noções do esforço
Cap. III —Os brinquedos e as preguntas da criança
Cap. IV — Desenhar — Escrever — Ler
Cap. V — A Educação Familiar
Cap. VI — A Educação extrafamiliar
Cap. VII — A Educação dos filhos adultos antes de entrarem na vida
Cap. VIII — A Educação dos filhos depois de entrarem na vida
Cap. IX — A mãe fica sempre a educadora
Cap. X — A mulher, educadora social
Conclusão


Um comentário:

Anônimo disse...

foi muito bonito ler estas frases

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O SANTO DE AUSCHWITZ

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