RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

07 março, 2024

Espiritualidade Inaciana através das Cartas

Santo Inácio de Loyola
Secretariado Nacional do Apostolado da Oração
Edição de 2006 - 375 págs


INTRODUÇÃO

  Basta conhecer um pouco a rica personalidade de Santo Inácio, e a sua múltipla e transcendental ação na história da restauração católica, para deduzir a importância que necessariamente hão-de ter documentos da índole das cartas, nas quais se vai mostrando, dia-a-dia, o mais íntimo e vital da pessoa humana, e em que se vão tratando e resolvendo os assuntos que formam a trama da vida de um homem. Nas cartas transparece a alma com as suas reações e anelos, descobrem-se os recursos mais íntimos da personalidade, as suas alegrias e tristezas, as suas lutas e inquietações. Por isso, nas páginas que se seguem, podemos sentir pulsar o palpitar humano de Santo Inácio, e dar-nos conta das suas reações mais pessoais.

[...] As cartas exigem uma leitura atenta e repetida. Seria de lamentar ler de maneira rápida e superficial, aquele que fez da «repetição» (EE. 62) um método de orar, especialmente apto para «sentir e saborear intimamente as coisas» (EE. 5). O próprio Inácio, por si ou por meio do seu secretário, corrigia-as e tornava a escrevê-las, como já dissemos atrás, e mandava que o mesmo fizessem os seus companheiros. Não menor cuidado devemos ter hoje ao lê-las, se quisermos compreender textos mais de quatro séculos distantes de nós. Ao divulgar as cartas de Inácio de Loiola, anima-nos a esperança de que o público de língua portuguesa venha a compreender melhor este homem do século XVI, homem de Deus profundamente equilibrado, porque consciente da sua origem e do seu destino final, cujo pensamento e influência continuam vivos no nosso tempo. Que estas Cartas possam ajudar principalmente aqueles que se exercitam na espiritualidade inaciana, a cumprir no concreto da vida o ideal que o Senhor lhes mostrou, pelos distintos passos do grande livro, aprovado solenemente por Paulo III e aconselhado por muitos Papas seguintes.

ESTRUTURA DO LIVRO
Este livro das Cartas de Santo Inácio tem três partes.

Na primeira, incluímos as Cartas redigidas entre 1524 a 1541, que constitui o período que vai do princípio dos seus estudos sacerdotais em Barcelona, até à sua eleição para Superior Geral da Companhia de Jesus, recentemente aprovada por Paulo III. É toda uma vida nova para o convertido de Loiola, que depois da visita à Terra Santa, resolve estudar para ser sacerdote e trabalhar no serviço de Deus. Não o podendo conseguir bem na Espanha, vai para Paris e entre os universitários da Sorbona conquista os primeiros companheiros que compartilham o seu ideal de pobreza, de castidade e de apostolado na Terra Santa, ou não podendo fazê-lo aí, realizá-lo em qualquer parte a que os quiser enviar o Sumo Pontífice. Nestas primeiras Cartas ainda prevalece o encanto do mais antigo, e constituem quase um comentário da Autobiografia.

Na segunda, faz-se uma seleção do mais espiritual, tendo em vista a finalidade da leitura, que pretende ser uma ajuda para penetrar melhor como o próprio santo vivia a espiritualidade dos Exercícios.

Na terceira parte, poderemos ver nas Cartas a aplicação que ele fazia dos seus Exercícios ao apostolado, a saber, às empresas julgadas por ele da maior glória de Deus. O conteúdo das cartas desta terceira parte é muito heterogéneo, desde o breve e curioso bilhete a um amigo, até longas e minuciosas instruções dadas aos padres enviados ao Concílio de Trento ou à Alemanha; desde as que tratam de assuntos privados, às mais oficiais e protocolares, dirigidas a alguma autoridade política ou eclesiástica. Por outro lado, poderíamos reduzir a três grupos que se salientam nesta terceira parte: o serviço da Igreja, o amor à Companhia e a política social e religiosa de Santo Inácio.


6 comentários:

Tiago disse...

Não tô conseguindo abrir o arquivo Não tô conseguindo baixar

Alexandria Católica disse...

Prezado Tiago,

Qual o problema que você está encontrando, pois o link está funcionando normalmente....

soldeminas disse...

Não abre 😞

Alexandria Católica disse...

soldeminas,

Qual o problema que você está tendo, pois o link está ativo e funcionando normalmente...

Rídila disse...

O link não abre para o download.

Alexandria Católica disse...

Rídila,

Algo em seu dispositivo deve estar bloqueando o acesso ao download, recomendo que verifique seu browser, pop-up e até msm um antivírus pode estar causando este erro... tente usar outro dispositivo pois não há problema com este link que está ativo e funcionando normalmente...

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html