Este é um devocionário do seminarista, antes de ser um livro de bolso, um livro de mão, um livro de preces, há de ser um livro do coração do seminarista. Porque a oração só é verdadeira oração quando procede do coração. Toda oração tem de ser um ato de amor, de amor sobrenatural, espiritual.
A oração tem de nascer da fé, florir na esperança e frutificar na caridade. No amor a Deus e ao próximo é que está o implemento integral da lei e da perfeição cristã.
A oração há de ser união e mental e cordial e filial com Deus nosso Pai. É o exercício simultâneo das três virtudes teologais, que nos unem a Deus na vivência e na convivência da Graça divina em nós.
E o Senhor, através deste manual de preces, ensina-los-á bem orar, orar sempre; e, a orar de sorte a procurar maior glorificação de Deus e conseguir, cada um, o seu próprio proveito espiritual.
Lembrem-se os seminaristas de que nunca as mãos do homem são tão operosas como quando estão postas em oração. E de que nunca o homem é tão alto como quando está de joelhos em oração... E de que ainda, o sacerdote, para ser o homem de Deus, há de ser homem de oração, tem de ser, primeiro, um seminarista de oração...
No Coração Imaculado de Maria, Rainha e Mãe do Clero, depara-se-nos o oratório divino, o modelo, o exemplo da oração perfeita.
No seu maternal Coração vamos buscar a benção que queremos para este manual e para os seus manuseadores.
Cardeal Carlos Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!