RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

25 março, 2015

25 de Março - Festa da Anunciação

Jean Galot, S.J.
Edição de 1962 - 258 págs


INTRODUÇÃO
Descrever o coração da Virgem é coisa difícil, porque o Evangelho oferece poucas indicações acerca dos sentimentos íntimos da Mãe de Deus. Enquanto uma descrição do coração de Cristo pode apoiar-se em numerosos textos evangélicos, um retrato da pessoa de Maria e uma história de suas disposições de alma só mui superficialmente podem ser esboçados por meio de dados escriturísticos. Como completar os indícios da Escritura? A interpretação proposta pela tradição lança uma luz preciosa sobre o seu verdadeiro alcance e ajuda a compreender a grandeza do papel da Virgem, através de palavras simples e discretas que o evocam. Recorrendo aos próprios textos, considerá-los-emos no valor que lhes atribui a doutrina atual da Igreja.
Para conhecer os pensamentos e afeições da Virgem podemos ainda basear-nos de uma maneira geral no Antigo Testamento; ele descobre a mentalidade em que se fez a educação religiosa de Maria. Entretanto, na Imaculada Conceição esta mentalidade foi, desde o começo, orientada e iluminada secretamente por uma graça cristã; antes que o Novo Testamento fosse revelado expressamente a Maria, o espírito da mensagem cristã havia-lhe penetrado na alma. Por isso é sobretudo pela experiência da vida cristã que se pode chegar a caracterizar as disposições da Virgem. Semelhante experiência, por mais ordinária que seja, orienta a descoberta do coração da Mãe de Deus.
A Virgem, com efeito, por mais alto que tenha sido colocada entre as criaturas, não teve uma condição totalmente diferente da do cristão; bem ao contrário, a graça agiu nela do mesmo modo como age em todo o homem. Ela seguiu os mesmos caminhos, teve estados de alma análogos aos que experimenta o cristão comum; cultivou as mesmas virtudes fundamentais. Não seria pois conforme à verdade colocar Maria num mundo à parte, como uma pessoa que possuísse desde a sua existência terrestre a visão beatífica ou vivesse na exaltação contínua de sentimentos extraordinários. Semelhante representação tampouco seria honrosa para a Virgem, que se tornaria um ser estranho e factício, efetivamente favorecido com maravilha gratuita. Como os demais homens, Maria teve de subir o caminho íngreme da santidade na fé, na esperança e no amor, nos sofrimentos e na alegria. A sua vida mostra-se assim estreitamente aparentada à nossa. Difere dela somente pela missão única e grandiosa que Deus lhe confiou, e pela perfeição sem número concedida à sua alma. Em razão desta perfeição, a Virgem viveu de maneira extraordinária a vida ordinária do cristão.
Estranhamente próxima e incomparavelmente superior a nós, Maria apresenta-nos uma alma simplicíssima numa beleza excepcional. É mister que elas nos pareça ao mesmo tempo familiar e inexprimível. O seu coração nos é revelado e dado, mas como um mistério. 
~*~
Í N D I C E
INTRODUÇÃO
PRIMEIRA PARTE
A CONSAGRAÇÃO
Capítulo I - Coração Imaculado
Capítulo II - Coração Virginal

SEGUNDA PARTE
O  D E S E N V O L V I M E N T O
Capitulo III - Coração Animado pela Fé
Capítulo IV - Coração Cheio de Esperança
Capítulo V - Coração Estabelecido na Caridade
I. Filha do Pai celeste
II. Esposa do Espírito Santo
III. Mãe do Verbo
IV. Mãe dos homens

TERCEIRA PARTE
DO SOFRIMENTO À GLÓRIA
Capítulo VI - Coração Doloroso
Capítulo VII - Coração Glorioso

4 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde, irmãos.
Salve Maria!
Quando clico para baixar sou encaminhado para o One Drive e lá não há arquivo nenhum.

Alexandria Católica disse...

Boa Tarde!

Informo-lhe que não há problemas com este link que está ativo e funcionando normalmente,

Saudações!

Unknown disse...

Bom dia, esta dando erro o link

error
code "generalException"
message "General Exception While Processing"

Alexandria Católica disse...

Bom Dia!

Link retificado,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo é o caminho, obras aqui não faltam para isso. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html